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segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Confira 5 alimentos que retardam o envelhecimento




Diariamente as pessoas procuram por formas para manter uma aparência mais jovem e buscam, através de alimentação, exercícios físicos ou procedimentos cirúrgicos, espantar os males inerentes à idade biológica com a redução da velocidade do metabolismo e a baixa produção de alguns nutrientes essenciais ao corpo.

Maçã, castanha-do-pará, soja, peixes, cacau e alimentos ricos em betacaroteno (mamão, cenoura, abóbora etc.) são ricos em antioxidantes, ou seja, ajudam a atrasar o "relógio do tempo". A dica é da nutricionista Anita Machado Bevilacqua, da Unimed Jundiaí. Ela enfatizou à revista Vem Viver, da Central Nacional Unimed, que os benefícios destes alimentos rejuvenescedores são potencializados pelo exercício físico regular.

Anita observa, contudo, que não se deve consumir mais do que duas castanhas-do-pará por dia, porque são ricas em gordura. Por outro lado, alimentos com betacaroteno e vitamina C (como laranja, kiwi, acerola e morango) podem ser ingeridos em nove porções diárias. Confira outros cinco alimentos que podem combater o envelhecimento e melhorar a saúde:

• Castanha-do-pará
Rica em selênio, mineral com alto poder antioxidante e vitamina E. Ela é capaz de prevenir e retardar o envelhecimento, além de ajudar a manter a elasticidade natural da pele.

• Soja
Contem isoflavonas, composto natural orgânico que ajuda a combater doenças crônicas e cardiovasculares. Também ameniza os sintomas da menopausa. Atua da mesma maneira como estrógeno na pele, responsável por colaborar na redução de rugas.

• Alimentos ricos em betacaroteno como a cenoura, abóbora e outros de coloração amarelada

Contem carotenoides que são antioxidantes. Também possuem vitamina A, responsável por proteger o corpo dos radicais livres. Auxilia ainda na produção de melanina, pigmento que dá cor natural à pele.

• Cacau
É um alimento que contém polifenois, substâncias com alto poder oxidante. Também tem ação anti-inflamatória e eleva os índices de colesterol bom no sangue (HDL).

• Frutas cítricas
A vitamina C tem grande ação antioxidante. Opções como laranja, kiwi, acerola e morango interferem nos níveis de colágeno. Ou seja: dão mais firmeza à pele.
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