Pesquisar no Blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Brasil de Tuhu leva concertos do Quarteto Radamés Gnattali para São Paulo





Programa passará pelas cidades de Guarujá, Santos e Santo André, com apresentações gratuitas em escolas públicas

Entre os dias 19 e 21 de setembro, o Brasil de Tuhu vai promover concertos divertidos e educativos do renomado Quarteto Radamés Gnattali para alunos de escolas públicas no estado de São Paulo. Nessa viagem, que faz parte da turnê do programa, a equipe passará pelas cidades de Guarujá, Santos e Santos André, visitando treze escolas no total. Ainda em 2016, o programa, inspirado em Villa Lobos, leva os concertos para outras oito cidades e oferece a vivência musical em seis delas. 

Impulsionado pela Lei Federal nº 11.769/2008, que inclui a música na grade curricular das escolas, o Brasil de Tuhu realiza desde 2009 diversas ações gratuitas voltadas para a ampliação da educação musical no Brasil. Com os concertos didáticos o programa já percorreu mais de 140 escolas públicas de 36 municípios de 17 estados do país, levando a música para mais de 15 mil jovens.  Além de assistir aos concertos, estudantes também têm a oportunidade de participar das apresentações, conhecendo instrumentos como o violino, a viola e o violoncelo e interagindo com os músicos em brincadeiras musicais que trabalham noções de ritmo, harmonia e melodia

 “O objetivo dos encontros é estimular o pensamento, a expressão e o conhecimento a partir da música, além de ajudar na transformação do atual cenário do ensino musical nas escolas país afora”, afirma Carla Rincón, violinista do Quarteto Radamés Gnattali e coordenadora pedagógica do Brasil de Tuhu.

A inspiração para as ações do programa surgiu a partir do “Guia Prático”, de Heitor Villa-Lobos. Trata-se de uma coletânea de cantigas de roda rearranjadas pelo maestro e compositor brasileiro nos anos 30, resultado de sua incursão pelo país em busca dos elementos formadores de nossa cultura. “Tuhu” era o apelido de infância do maestro, e por isso foi escolhido para compor o nome do projeto. O Brasil de Tuhu é uma realização da Baluarte Cultura, ao lado do Quarteto Radamés Gnattali, e conta com patrocínio da Wilson Sons via Lei Rouanet.

Sobre o Brasil de Tuhu
Criado em 2009 pela Baluarte Cultura e pelo Quarteto Radamés Gnattali, o programa Brasil de Tuhu realiza diversas ações gratuitas, presencias e digitais, com o intuito de contribuir para a ampliação da educação musical no país. Além dos Concertos Didáticos em escolas municipais e da Vivência Musical para educadores, tem ainda o aplicativo Tuhu Musical com jogos educativos para crianças de 4 a 8 anos, as Videoaulas com grandes instrumentistas da música brasileira, a Rádio Tuhu com podcasts temáticos sobre personalidades da música, a Revista Tuhu onde importantes aspectos da educação musical são debatidos e a guia didática Brincando de Música com Tuhu, uma ferramenta de auxílio a educadores com referências de exercícios para a prática de musicalização em sala de aula. Em 2016 o programa lança ainda o CD “Brasil de Tuhu VOL I” com 14 músicas do Guia Prático do Villa Lobos interpretadas pelo Quarteto Radamés Gnattali e grandes convidados como Zeca Pagodinho, Elba Ramalho, Joyce Moreno e Mauro Senise, entre outros.
O conteúdo completo, assim como a agenda das ações presenciais, pode ser acessado através do site wwww.brasildetuhu.com.br.

Sobre a Baluarte
Idealizadora do programa Brasil de Tuhu, a Baluarte Cultura tem como missão viabilizar ações culturais criativas e transformadoras, especialmente iniciativas que buscam a convergência entre a cultura e educação. Sediada no Rio de Janeiro, a empresa é especializada em consultoria, gestão e capacitação cultural. A expertise em leis de incentivo, idealização e gestão de projetos e assessoria para investimentos em cultura resultaram, nos dez anos de atuação da empresa, em mais de 70 projetos realizados no Brasil e exterior. 

Sobre o Quarteto Radamés Gnattali
Vencedor dos prêmios Rumos Itaú 2007 e XIII Prêmio Carlos Gomes como melhor conjunto de câmara do Brasil em 2009, indicado para o Grammy Latino 2012, Prêmio da Música Brasileira 2013 e Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012-2013, o Quarteto Radamés Gnattali despontou como o primeiro no mundo a gravar em DVD e BluRay os 17 Quartetos de Cordas do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.  Formado por Carla Rincón (violino), Andréia Carizzi (violino), Marco Catto (viola) e Hugo Pilger (violoncelo), o Quarteto tem um repertório basicamente dedicado à música brasileira e possui em sua trajetória participação nos principais festivais e eventos de música câmara, como a Bienal da Funarte, MIMO, Festival Villa-Lobos e Festival Internacional de Campos do Jordão. 

Sobre a Wilson Sons
Uma das maiores operadoras de serviços portuários, marítimos e logísticos do Brasil, a Wilson Sons iniciou suas atividades em 1837, em Salvador, Bahia. Nesses mais de 175 anos de existência, a companhia se estabeleceu pela gestão de seus negócios nos segmentos de terminais portuários, rebocagem portuária e oceânica, apoio marítimo a operações offshore, logística, agenciamento marítimo e indústria naval.



Serviço:
·         GUARUJÁ / SP
Concertos:
19 de setembro
10h00 E.M. Jacirema dos Santos Fontes
14h00 E.M. Lucimara de Jesus Vicente

·         SANTOS / SP
Concertos:
20 de setembro
10h00 e 14h00 Núcleo São Judas

·         SANTO ANDRÉ / SP
Concertos:
21 de setembro
10h00 EMEIEF Tarsila do Amaral
14h00 EMEIEF Cidade Takasaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados