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quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Atividade física é essencial para envelhecimento saudável e estimula socialização dos idosos



No Dia Mundial do Idoso, médico fala sobre qualidade de vida e obesidade

Envelhecimento saudável é sinônimo de boa alimentação e atividade física. Desde o início da civilização, a alimentação está presente como condição essencial para a saúde e, com o maior conhecimento sobre a fisiologia do envelhecimento e sobre asdoenças, orientações específicas têm permitido prevenir doenças e mesmo auxiliar na terapia quando estas estão presentes. Já a prática de exercícios físicos, além de proporcionar benefícios para o organismo, pode estimular a socialização dos idosos. Isso é o que afirma o Dr. Nelson Iucif Jr., médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e especialista em geriatria, ao lembrar o Dia Mundial do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projetou que a população de idosos chegará a 18,6% em 2030, ante os 13,7% registrados em 2014. A expectativa de vida, hoje em torno de 75 anos, será de 78 daqui a 15 anos. “As pessoas estão vivendo mais e isso é ótimo, mas melhor ainda é envelhecer com qualidade, e a manutenção da composição corporal através da atividade física é essencial para isso”, pontua. Além dos claros benefícios para o corpo, o exercício faz com que o cérebro libere neurotransmissores, como a seratonina, por exemplo, um componente que pode ajudar no combate à depressão.

Não é apenas a população jovem que colhe benefícios da atividades física e não é só porque o tempo cumpre o seu papel que o idoso fica impossibilitado de se exercitar. Recentemente, houve um aumento na procura por academias, clubes de dança e mesmo aulas de yoga porpessoas da melhor idade.Dados divulgados pela Associação Brasileira de Academias, em parceria com a PUC, mostram que o número de matrículas em academias por pessoas maiores de 60 anos cresceu 30%. O número é equivalente a 1,8 milhão de alunos - há dez anos não passava de 300 mil.

É importante elucidar que uma caminhada eventual não é considerada atividade física. “A regularidade é essencial. O mais recomendado para os idosos são exercícios aeróbicos, como caminhada frequente, corrida, nataçãoou esteira, alinhados com exercícios de resistênciapara manter a massa muscular corporal”, aponta o Dr. Iucif. Ainda assim, dependendo da faixa etária, exercícios posturais para evitar queda e melhorar o equilíbrio são bem-vindos.

O médico também ressalta que, para idosos sedentários, é aconselhável muita calma e uma avaliação cardiológica. “A regra básica para praticantes de atividades físicas é nunca ir além do seu limite. Quando o indivíduo inicia devagar, sempre orientado e respeitando seu ritmo e seu estado, vai se condicionando fisicamente.Até acamados podem fazer atividades físicas de forma ativa ou passiva.” 

Dieta na terceira idade

Algumas pesquisas concluem que a obesidade na terceira idade pode ser paradoxal. Para essa faixa etária, parece haver sobrevida maior com IMC um pouco mais elevado, em torno de 30, mas o que realmenteparece importar é o condicionamento físico e a composição corporal.

A dieta para o idoso deve ser diferenciada paraatender as suas peculiaridades. Isso porque o gasto energético é menor do que o do joveme, como O corpo com o tempo se modificaa tendência é que pessoas mais velhas acumulemmais tecido adiposo. Assim, as orientações nutrológicas devem adequar o fornecimento energético, prevenir a perda da massa muscular  conquanto permite o seu ganho e proporcionar o adequado suprimento de vitaminas e minerais, com atenção especial para os micronutrientes que frequentemente estãocomprometidos nesta faixa etária.

Um ponto de dificuldade, de acordo com o médico nutrólogo, é o convencimento dos idosos, pois,por terem um hábito alimentar praticado durante toda uma vida, eles tendem a serem mais resistentes àmudanças.Porém, quando se consegue uma boa empatia, o paciente se convence e acaba aderindo e, com isso, frequentemente, retorna com  maior vigor, disposição e bem-estar, proporcionados por uma alimentação saudável e pela prática regular de atividade física.



ABRAN



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