Pesquisar no Blog

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

DICAS DE LEITURA BY ÁLIDA




Nas Fronteiras de Alice
Marcelo Siqueira
Com mais de 80 mil fãs no Facebook, o livro Nas fronteiras de Alice do autor Marcelo Nogueira já é um sucesso. A obra aborda os complexos temas do transtorno de personalidade e do adultério entre um professor e uma aluna, porém mantendo a narrativa repleta de amor e suspense. 

Nas Fronteiras de Alice é um romance contemporâneo, narrado como um flashback da vida do protagonista Yuri – um renomado professor de História   de 40 anos de idade e filho de um desaparecido político durante a ditadura militar brasileira. 

Casado e passando por um momento de reflexão na vida, Yuri conhece Alice durante um Simpósio em Porto Alegre. A jovem estudante de Literatura, possui uma personalidade plural e inconstante, além de uma beleza única. 

“Não existia mais nada naquele instante, não havia cenário, personagens, contexto. Existia apenas aquela menina, aquela menina de saia xadrez que me deixou sólido, sem ar e suspenso da realidade que me rodeava. [...] Era ela. Pequena, magra, de pele alva e de andar flutuante. Seus olhos levemente puxados, as maçãs do rosto elevadas que se harmonizavam com seu pequeno nariz um pouco adunco. Tinha uma boca desenhada com lábios vermelhos convi­dativos. Emoldurando esse exótico rosto de princesa de revista em quadrinhos, cabelos negros, lisos, mas com algumas ondula­ções, que cobriam sua nuca e mal chegavam a seus ombros.” (p. 33).

Com um jeito sincero, divertido e irônico, e também com um certo ar de mistério e tristeza no olhar, Alice conquista Yuri e os dois iniciam um romance inesperado de intensa entrega. Nesse relacionamento, cada um será exposto às suas fraquezas e desejos mais íntimos, provocando comentários e incompreensões de pessoas próximas, principalmente na questão das múltiplas personalidades. 

“– Mas você não precisa ter medo de mim – disse quase triste. 

– Eu não tenho medo de você – falei firmemente. – Conte-me mais. 

– A Síndrome de Borderline afeta muito a vida social das pessoas, pois as dificulta em seus relacionamentos. Temos oscila­ções de humor e somos muito impulsivas, às vezes, tornamo-nos agressivas. Nós nos irritamos facilmente e perdemos o interesse rapidamente, por isso que não conseguimos manter amizades e relacionamentos por muito tempo e até mesmo” (p. 222) 

Por ser um relacionamento proibido, ambos sofrerão as consequências das decisões tomadas. Nas Fronteiras de Alice é uma história de encontros, escolhas e descobertas. Divertida em alguns momentos e intensa em outros. A narrativa transmite para o leitor sensações de nostalgia, erotismo, paixão e cumplicidade, sendo a primeira parte de uma trilogia.

Nas fronteiras de Alice, livro escrito por Marcelo Siqueira, discute como é possível reencontrar o amor, transcendendo questões como idade, doenças mentais e ética



Socorro, meu vídeo bombou na internet
Marni Bates
“Fãs de Meg Cabot acharão a voz de Marni igualmente charmosa e encantadora”
— Julie Kagawa, autora best-seller do New York Times


Mackenzie Wellesley sempre foi conhecida pela sua enorme inaptidão social e pavor por qualquer evento que pudesse colocá-la em evidência. Porém, a aluna que fazia questão de se manter nas sombras tornou-se, de uma hora para outra, a mais famosa do colégio. E tudo porque Mackenzie, sem querer, esbarrou em um rapaz – por quem nutria uma paixão secreta – e o atirou escada abaixo. Em uma tentativa desastrosa de ajudá-lo, a jovem acaba piorando as coisas quando começa a fazer uma massagem cardíaca nele, na frente de todos.

Quando Mackenzie se dá conta, o incidente já estava no Youtube, com mais de 4 milhões de visualizações. Agora, levada por um redemoinho composto de astros do rock, paparazzi e roupas de grife grátis, ela precisa descobrir um jeito de conciliar esse caos à sua vida de garota normal.

Livro de estreia de Bates, “Socorro, meu vídeo bombou na internet” é um relato bem humorado sobre o universo da geração conectada e todos os desdobramentos da exposição na grande rede. A obra teve os direitos de adaptação vendidos para o canal Disney Channel e chega ao Brasil em julho.

Marni Bates começou sua carreira de escritora aos dezenove anos com sua autobiografia Marni, para uma série do canal HCO. “Socorro, meu vídeo bombou na internet!” é seu romance de estreia. No tempo livro ela pode ser encontrada lendo, andando de patins, cantando ou assistindo TV.

A CAÇADORA DE BRUXOS
(The witch hunter)
Virginia Boecker
                                    
Recentemente, a autora americana Virginia Boecker resolveu tirar um período sabático e mudou-se para Londres, onde morou por quatro anos.  Foi quando ela desenvolveu uma verdadeira obsessão pela Inglaterra medieval: pesquisou muito, visitou locais históricos, procurou experiências interativas que a mostrassem como era a vida na época. Quando voltou aos EUA, a fixação acabou servindo de estímulo para que ela escrevesse seu primeiro livro. Em “A caçadora de bruxos”, Boecker se inspira em elementos reais para criar uma trama que mistura fantasia, magia, intrigas políticas, corrupção e disputa pelo poder.
O enredo se passa num reino onde a magia é reprimida – e feiticeiros rebeldes são capturados e mortos pelo governo. Elizabeth Grey é uma das melhores caçadoras de bruxos do rei. Até o dia em que, inexplicavelmente, faz algo de que apenas bruxos são capazes. Sem perdão, ela é presa e trancada num calabouço, e a salvação vem de onde Elizabeth menos espera: Nicholas Perevil, um de seus arqui-inimigos e o mago mais procurado do reino, a resgata em troca de um favor.
Agora, a protagonista precisará ficar ao lado das pessoas que sempre perseguiu. E isso vai mudar sua percepção sobre o reino, principalmente quando ela mergulhar nas intrigas e conspirações que envolvem seus antigos aliados.
Virginia Boecker trabalhava com tecnologia antes de escrever seu primeiro livro. “A caçadora de bruxos” foi finalista do YALSA Awards. A autora mora em Portland com o marido e seus dois filhos. Mais sobre ela em: virginiaboecker.com



Nas sombras do Estado Islâmico
Sophie Kasiki
  O que leva alguém a se mudar para a ‘capital’ de um grupo terrorista que já fez milhares de vítimas pelo mundo? Torna-se ainda mais difícil de responder a pergunta quando a pessoa é uma mulher que resolve partir com seu filho de apenas quatro anos. Esta é a história de Sophie Kasiki, francesa nascida no Congo que, em fevereiro de 2015, abandonou a família em Paris para ir para a Síria.

Em “Nas sombras do Estado Islâmico”, Sophie conta como seus questionamentos pessoais e o sentimento de morbidez fizeram com que ela tomasse a decisão de ir embora de Paris. Para ela, ‘era a França e sua vida moderna e egoísta’ que a escravizava e tirava sua energia vital: “A ideia de partir para a Síria se apresentava como alternativa à vontade de morrer”, conta no livro.

Sophie foi para a Síria a convite de três jovens amigos que conheceu durante seu trabalho como assistente social nos subúrbios de Paris. Seduzida pelo discurso deles, que já haviam se mudado para a capital do grupo terrorista, e certa de que a religião preencheria o vazio que a perturbava, ela seguiu viagem dizendo para a família que estaria de férias na Turquia. Ela acreditou que poderia ir para o país sem aderir ao Estado Islâmico e que poderia viver à moda ocidental, o que imediatamente se revelou impossível.

Enquanto mostra como o carinho que nutria pelos jovens meninos se transformou em raiva e medo, já que eles se tornaram perigosos fundamentalistas, Sophie compartilha seu relato de arrependimento e o drama para conseguir voltar para casa.

“Nas sombras do Estado Islâmico” chega às livrarias neste mês de julho pela Editora BestSeller.

Trecho: “Assustada, me perguntava como pudera chegar àquele ponto, dependendo de desconhecidos, fugindo para salvar minha vida e carregando meu filho adormecido em um país em guerra. Essa pergunta seria recorrente nos meses seguintes, quanto teria mais tempo para analisá-la. E também teria de responder a dezenas de questões ansiosas, dolorosas e até acusatórias de minha família, de meus amigos, assim como da polícia. Todos exigiriam explicações. Tentaria satisfazê-los. Buscaria as possíveis origens do grande cataclismo que atravessara minha vida havia menos de um ano, comprometendo e ferindo meus amigos, meu marido, e pondo em risco a vida de meu filho e a mim. Buscaria no passado longínquo, revisitaria minha infância e juventude, revendo os erros cometidos e procurando enfrentar com lucidez as insatisfações e ilusões. Toda trajetória de vida é singular. A minha me levou ao grupo Estado Islâmico, com meu filho de quatro anos, pouco antes de eu completar 33.Não consigo encontrar um fato isolado, dentro da galáxia de pequenos acontecimentos que compõem minha vida, que possa explicar tudo. O grande erro seria acusar a religião como causa única e suficiente. Converti-me ao islã, ou seja, sou uma convertida, como se diz, e abracei a nova religião com entusiasmo. Mas seria fácil demais, e inexato, dizer que foi por isso que parti. Não existe explicação maior e inevitável para o drama que começou no último mês de fevereiro.”
Sophie Kasiki nasceu em 1982. Ela decidiu escrever este livro pra evitar que pessoas se envolvam em situações de risco, como as que ela viveu no Estado Islâmico.




TOMB RAIDER: OS DEZ MIL IMORTAIS  
Dan Abnett e Nik Vincent
 Em mais uma aposta voltada para o mundo Geek, a Editora Nemo, pertencente ao Grupo Autêntica, anuncia a publicação de Tomb Raider – Os Dez Mil Imortais, uma aventura inédita e oficial situada temporalmente após o jogo Tomb Raider, lançado em março de 2013. Considerada uma das séries de jogos mais vendida de todos os tempos, Tomb Raider conquistou um público fiel e um espaço importante ao longo dos seus vinte anos de existência.

Com aventuras que se passam em jogos eletrônicos, histórias em quadrinhos e filmes hollywoodianos, a protagonista feminina considerada um dos principais ícones da indústria do videogame terá sua jornada inicial explorada na obra de autoria do novelista Dan Abnett em parceria com Nik Vincent. Em uma relação direta com o game, o livro volta no tempo para mostrar os anos formativos de Lara Croft, quando ela era uma recém-graduada em Arqueologia, e os acontecimentos que moldaram seu caráter e a fizeram se tornar a “tomb raider” que conhecemos hoje.

A obra traz Lara Croft assombrada pelas lembranças de sua provação na ilha de Yamatai e buscando esquecer o pesadelo que se tornou sua primeira expedição. Porém, ela logo se vê mergulhada numa busca frenética para salvar sua melhor amiga, Sam, dos efeitos de uma overdose suspeita que a deixa entre a vida e a morte. A narrativa nos apresenta uma Lara mais humana, em posições vulneráveis que permitem desvendar facetas de seu caráter.

A obra é uma oportunidade para os fãs que desejam ampliar suas experiências no universo de Lara Croft e também para os que desejam conhecer o passado da personagem prestigiada mundialmente. Apesar de sua direta ligação com os jogos eletrônicos, o livro pode ser lido independentemente, sem a necessidade de que o leitor conheça ou tenha jogado Tomb Raider.



 
Noturnos
John Connolly

 “Em Noturnos, Connolly eleva a tensão a níveis quase insuportáveis – e irresistíveis. Trata-se de uma coletânea deliciosamente arrepiante, escrita por um dos melhores autores da atualidade” – Harlan Coben


Primeira coletânea de John Connolly, “Noturnos” reúne dezesseis contos aterrorizantes que abordam o confronto entre o mundo infantil e o adulto em uma luta contra entidades do mal decididas a fazer o pior. O autor se inspira em mestres do horror como M.R. James, Ray Bradbury, Stephen King, mas sem abrir mão do estilo que o consagrou no premiado “O livro das coisas perdidas”.

A antologia reúne contos de tons e estilos diferentes, sobre amores perdidos, crianças desaparecidas, demônios predatórios, palhaços assustadores, fantasmas vingativos. Ricamente detalhado, “Noturnos” é uma prosa alucinante que irá agradar aos fãs do terror.

Este é o quarto livro de Connolly pela Bertrand Brasil. O autor é considerado um dos irlandeses de maior prestigio no mundo.

John Connolly nasceu em Dublin, em 1968. Colaborador do Irish Time e autor irlandês mais conhecido no mundo, ganhou o Barry Award de melhor romance policial e foi o primeiro não americano a ganhar o Shamus Award. Sinos do Inferno é seu terceiro livro publicado pela Bertrand Brasil e seu segundo protagonizado por Samuel Johnson. Saiba mais sobre o autor e sua obra em www.johnconnollybooks.com




AS FASES DA LUA  
Clarissa Corrêa, Liliane Prata, Bianca Briones, Leila Rego e Jennifer Brown
 Reafirmando a sensibilidade que as consagraram como escritoras de sucesso, As Fases da Lua reúne cinco histórias de amor de cinco mulheres que estão em diferentes momentos da vida, mas que têm em comum os altos e baixos, os amores e desamores, as promessas e incertezas da busca pela felicidade.

Inspiradas pelas fases da lua, Clarissa Corrêa representa a lua crescente com o conto Caminhos Cruzados; Liliane Prata retrata a lua cheia com Algumas Coisa que Aprendi; Bianca Briones, a lua minguante em Se Você Pudesse Ficar...; Leila Rego, a lua nova em Minha Canção Favorita é Você; e, para fechar com chave de ouro, a autora americana Jennifer Brown representa o fenômeno da lua azul.

De acordo com a editora, o principal objetivo do projeto é reunir uma equipe de autoras capazes de demonstrar o poder que as mulheres têm com delicadeza e empatia e falar diretamente com o público feminino. Temas como aborto, luto, relacionamento abusivo, adoção, carreira, conquistas e desafios permeiam as histórias de protagonistas que tentam encontrar o seu lugar no mundo ao mesmo tempo em que precisam aprender a lidar com as dificuldades e barreiras diárias.

Em uma participação mais que especial, Jennifer Brown escreveu um conto exclusivo para o projeto. Oráculo Azul reafirma a narrativa da psicóloga que costuma levantar em suas obras discussões como adoção, bullying e relacionamentos abusivos.




Livro do Bem 2 - Para Se Aventurar e Ver o Mundo Com Outros Olhos
Ariane Freitas e Jessica Grecco
 Esse é um livro cheio de aventuras, mas com aquele toque de amor e motivação para realizar os sonhos, porque a gente sabe que às vezes faz falta um empurrãozinho no meio da luta diária. 
Além de explorar o que você sente, convidamos você a sair da zona de conforto e observar o mundo à sua volta, seja viajando, seja conhecendo sua cidade, seja tomando coragem para conhecer as pessoas e as coisas que estão por perto e que você nem sempre nota. Este é um livro sobre viagens – dentro e fora do seu coração. É um mapa para as coisas pequenas e especiais da vida. 
Cada minuto que você dedicar a ele tornará sua visão de mundo ainda mais ampla e especial. Mas ele só vai te mostrar os caminhos se você topar embarcar nesta loucura, fazendo-o seu de verdade. Com frases e reflexões, ilustrações fofinhas, fotos e tarefas que fazem a gente sentir vontade de largar tudo e ir viajar na hora, além de playlists para embalar os dias... E aquela carinha de diário que ajuda tanto na hora de abraçá-lo e fazer as atividades como se fosse seu melhor amigo. Nunca se esqueça de coloca-lo na bolsa! E fica aqui um convite: fotografe e publique tudo o que você fizer no seu Livro do Bem nas redes sociais com tag #livrodobem. Porque o que é do bem merece ser compartilhado!





Lançamento do livro: “A arte e os segredos da pintura em cerâmica, porcelana e faiança”
Autora: Rosa Melo

Quando: 12 de agosto, às 18h30
Onde: Livraria da Vila –Shopping Pátio Higienópolis
 


Aos 100 anos, artista Rosa Melo lança livro ​sobre sua trajetória na pintura e cerâmica

Aventurar-se nas artes plásticas, aos 70 anos não é tarefa fácil. Ainda mais quando as técnicas escolhidas requerem firmeza nas mãos e acuidade visual. Nada disso intimidou Rosa Melo que, ao aposentar-se do bem sucedido ofício da alta costura, descobriu nas artes plásticas um meio de ampliar a inesgotável criatividade.

O livro com 180 páginas é acompanhado de encarte contendo caderno de desenhos que podem servir como molde. Ilustrado com fotos das principais obras, o exemplar traz também técnicas de preparo de tintas, esmaltes cerâmicos e paleta para combinação de cores. Aos 100 anos e com prodigiosa memória, Rosa Melo enfatiza a importância de incluir na obra poesias, reflexões de vida, e uma breve história da cerâmica, com curiosidades e dados sobre as origens desta arte milenar.

Segundo lançado em menos de três anos, esta publicação prova que ânimo e determinação não têm idade!

Sobre a autora:
Rosa Cabral de Melo nasceu nos Açores, Portugal. Aprendeu a costurar com um renomado alfaite português. Chegou ao Brasil aos 23 anos, com o nato dom artístico e ao longo de 40 anos tornou-se uma das mais renomadas estilistas, contemporânea de profissionais como Dener, Clodovil e Ugo Castellana. Mãe de três filhos, Octávio, Weber e Odette, a centenária autora revela que enquanto tiver energia, seguirá criando e desenvolvendo suas potencialidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados