Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Como saber se tenho alterações hormonais?



Insuficiências ou excessos hormonais podem ocorrer por muitos motivos; saiba como diagnosticá-los

O que provoca a diminuição hormonal e como ela pode ser resolvida? E o excesso de hormônio também pode ser um problema? 

As insuficiências hormonais podem ocorrer por muitos motivos. Entre eles estão as causas fisiológicas, programadas pelo organismo. “Por exemplo, na menopausa e na andropausa há uma baixa natural dos hormônios, situação esperada e normal”, afirma Dra. Suemi Marui, endocrinologista que integra o corpo clínico do Alta Excelência Diagnóstica. Ela explica que o eixo de controle da produção hormonal da própria glândula pode causar a alteração.

“A glândula pode apresentar falência em sua capacidade produtiva em função de um tumor, isquemia (falta de irrigação sanguínea), trauma (por acidente externo ou retirada cirúrgica de parte ou de toda a glândula) ou por medicamentos que inibam a produção hormonal”, afirma ela. Doenças sistêmicas, como as doenças autoimunes, podem também acometer as glândulas e diminuir a produção hormonal. Além desses fatores, a falta de alguns nutrientes na alimentação pode interferir na produção de hormônios.

A especialista indica que o diagnóstico é feito pela avaliação médica, seguida de exames laboratoriais de dosagens hormonais. Geralmente o tratamento consiste na resolução da causa primária e, se for possível, na reposição do hormônio que está sendo produzido de forma inadequada. Atualmente a maioria dos hormônios pode ser reposta de forma artificial, por meio de medicamentos. “Para os casos em que isso não é possível, existem outras soluções que atuam diretamente no sítio de ação deste hormônio”, afirma.

Já a elevação dos níveis séricos de qualquer hormônio representa um risco para o organismo. Os excessos podem ocorrer por uso inadequado de medicamentos ou reposições hormonais em doses elevadas (exógeno). “Estes casos de reposição hormonal são os mais frequentes”, revela a médica.

Também há casos em que a alta de hormônios pode ser causada por distúrbios de produção glandular, em que os hormônios são produzidos em excesso pelo organismo (endógeno). Além disso, o excesso hormonal pode estar relacionado a um tumor produtor de qualquer hormônio ou a doenças sistêmicas, como doenças autoimunes, alterações genéticas dos receptores dos hormônios, dentre outras. Existem ainda situações em que a elevação hormonal é fisiológica, devido à gestação, exercícios, infecções, dentre outros fatores. “Mas geralmente estas são situação autolimitadas e que não trazem prejuízo para o organismo”, diz.

A médica reforça que o excesso de produção hormonal vai amplificar todas as funções do hormônio em questão, gerando uma série de sintomas e prejuízos à saúde. Os excessos hormonais endógenos mais frequentemente identificados são o hipertireoidismo (excesso de hormônios da tireoide), o hiperinsulinismo (excesso de insulina) e o hipercortisolismo (excesso de cortisol). “Mas não existe nenhum hormônio que não possa apresentar esta situação”, pondera.

De acordo com a endocrinologista, o diagnóstico também deve ser feito pela avaliação médica criteriosa e pela realização de exames complementares. O tratamento será a suspensão da medicação em uso, se a causa for exógena, ou o tratamento da causa primária e o uso de medicamentos que inibam a produção glandular normal, nos casos endógenos.




Alta Excelência Diagnóstica


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados