Pesquisar no Blog

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Tombos na gravidez podem causar deslocamento prematuro de placenta



Quais os cuidados que as mães devem tomar para não sofrer quedas


Os tombos na gravidez podem ser frequentes por conta do desequilíbrio habitual devido ao peso da barriga. Os mais graves, em que a barriga bate no chão ou a região sofre alguma pressão, podem desencadear um problema mais grave como o descolamento prematuro de placenta.

“Nos tombos mais perigosos, é indicado que a grávida levante devagar, se possível apoiada ou amparada por uma pessoa, além de procurar atendimento médico o mais rápido possível. A visita posterior ao obstetra é muito importante para uma avaliação mais detalhada da mãe e do bebê”, adverte o ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli. 

Para evitar que as quedas aconteçam o médico alerta para algumas medidas que devem ser tomadas pelas gestantes: 

- evitar subir em cadeiras, bancos e escadas;

- não usar saltos altos;

- é preciso ficar de olho em situações como andar descalça em pisos molhados ou escorregadios (lavar quintal, passar pano na cozinha, etc);

- cuidado com as quinas dos móveis;

- certas atividades físicas requerem atenção dobrada.




Dr. Domingos Mantelli - ginecologista e obstetra, com formação em neurolinguística e atuação na área de medicina psicossomática. É formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em residência médica na área de ginecologia e obstetrícia pela mesma instituição. Também é autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados