Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Como ensinar as crianças a praticar a amizade?



  
Especialista dá dicas para a construção de laços fora do ambiente familiar, importantes para o desenvolvimento da criança


A amizade na infância inaugura os relacionamentos dos pequenos fora do círculo familiar e é um fator importante para o amadurecimento e desenvolvimento das crianças ao ajuda-las a praticar os diferentes tipos de relações que terão na vida futura.

“É essencial proporcionar o convívio, desde cedo, com outras crianças e ensinar o valor da amizade, para que as crianças possam acessar novas emoções e desenvolver as relações afetivas. É saudável e importante para o seu crescimento praticar a amizade”, explica Marco Gregori, criador da Rede VIAe, método educacional vivenciado por cerca de três mil alunos na Grande São Paulo, cuja proposta é estimular competências e habilidades demandadas para o século 21, como empreendedorismo, tolerância, cooperação e resiliência. 

“Com a amizade, eles aprendem a conviver com os outros, a dividir os brinquedos, a lidar com diferenças, a criar empatia e respeito pelo próximo, além de entender na prática o efeito da colaboração. São habilidades socioemocionais necessárias para a sobrevivência no século 21 e que farão diferença no futuro. Quem contar com elas certamente terá mais chances", diz Gregori. 

Se o seu filho for tímido, ele pode ser estimulado a fazer novas amizades, ao frequentar locais onde há outras crianças de idades próximas, como parques, ou ao participar de grupos nos quais se compartilha um mesmo interesse, como a prática de um esporte, por exemplo. Em todos os casos, é importante respeitar a personalidade de cada um.  “Devemos estimular relações harmoniosas e respeitosas. Não é a quantidade de amigos que importa, mas sim, a qualidade das relações”, lembra Gregori.  "Em tempos em que a contabilidade do número de amigos virou algo comum, por conta das redes sociais, é essencial que os pais deixem claro o que importa realmente: a força dos laços e não o número deles", ressalta.

E como colaborar para que as crianças saibam criar amizades verdadeiramente harmoniosas e respeitosas? Abaixo, as dicas de Marco Gregori para ensinar os pequenos a serem bons amigos e praticarem a relação:

 - Incentive as crianças a compartilhar seus brinquedos com os amigos. Isso vai ensiná-las que há felicidade em ver os amigos se divertindo,

- Estimule a demonstração de afeto e carinho e mostre que a amizade deve ser cultivada diariamente,

- Permita que a criança traga amigos para casa ou visite seus amigos. Esta aproximação fortalece a relação entre elas, além de garantir a interação entre os pais.

- Explique que a criança pode ser ela mesma com os amigos.

- Lembre aos pequenos que amizade não evita conflitos pontuais. Explique que o melhor caminho para solucioná-los é conversando e não brigando. 

- Estimule os pequenos a torcerem pelos amigos e perceberem como a vitória deles faz bem. Isso ajuda a criança a entender que desejar o bem do amigo é desejar o bem a si mesma.




Rede VIAe - www.redeviae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados