Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de julho de 2016

Campanha de conscientização sobre coinfecção pelos vírus HIV-HCV ocorre em São Paulo, Santos e Vitória




Foco da iniciativa é educar a população sobre a doença hepática e a importância do diagnóstico, principalmente entre portadores do vírus da Aids


A campanha Lembre-C, promovida pela biofarmacêutica Bristol-Myers Squibb para conscientizar a população sobre a coinfecção pelos vírus HIV-HCV, causadores da Aids e da Hepatite C, realizará três atividades simultâneas em diferentes cidades no Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. Na data, São Paulo, Vitória e Santos contarão com a presença de profissionais treinados e ONGs para informar a população sobre a relação entre os dois vírus em ações realizadas em espaços públicos para distribuição de materiais educativos e realização de testes rápidos para o vírus HCV.

A iniciativa pretende informar e conscientizar a sociedade sobre os riscos da Hepatite C, especialmente nos portadores de HIV, pois neste público o vírus HCV, que é assintomático, se desenvolve com mais intensidade, evoluindo para quadros de fibrose ou cirrose hepática mais graves e câncer de fígado. Nesta população a doença progride entre 12 e 16 anos mais cedo em comparação aos pacientes monoinfectados.

Para a Diretora Associada Médica de Virologia e Imunologia da Bristol-Myers Squibb, Patricia Faustino, a melhor forma para a sociedade erradicar o vírus HCV é conhecer o assunto, compartilhar informações e incentivar o diagnóstico. “Atualmente, a Hepatite C tem chances de cura, mas como se trata de uma doença assintomática, os portadores não são diagnosticados precocemente. Em portadores de HIV a indicação é repetir os testes de sorologia HCV anualmente”, destaca Patricia.

Em atividade desde junho deste ano, a campanha Lembre-C visitou cidades como Santos (SP), Belém do Pará (PA) e diversos municípios do Espírito Santo. Cerca de oito mil pessoas já foram testadas e aproximadamente duas mil poderão participar das ações de testagem que ocorrerão na Baixada Santista e em Vitória. Em São Paulo, a ação consiste na distribuição de material informativo no Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 3% da população brasileira está infectada pelo vírus HCV, ou seja, aproximadamente de 3 milhões de cidadãos, uma em cada 30 pessoas pode ser portadora do vírus. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 11% dos portadores de HIV também são reagentes ao HCV.  A meta da OMS com diversos países é erradicar o vírus da Hepatite C até 2030.

Serviço:

Testagem para Hepatite C no SindiPetro
Grupo Esperança
Onde: Av. Conselheiro Nébias, 248, Vila Nova – Santos-SP
Quando: 29 de julho de 2016 – 8h30 às 16h
Público: Disponível para todos os interessados

Campanha de Conscientização de HCV-HIV
Instituto Cultural Barong
Distribuição de material informativo e conscientização
Onde: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073
Quando: 28 de julho de 2016 – 12h às 20h
Público: Disponível para todos os interessados

Testagem de HCV no Espírito Santo
ONG Pró-Vidas Transplantes e Hepatites Virais do Espírito Santo
Testagem rápida para HCV e HIV
Onde: Praça do Papa – Enseada do Suá
Quando: 28 de julho de 2016, das 8h às 13h
Público: Disponível para todos os interessados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados