Pesquisar no Blog

sábado, 30 de julho de 2016

Amamentação, conheça os benefícios do leite materno para a mãe e bebê



 Alimento é fonte completa de nutrientes e ajuda no crescimento e fortalecimento do sistema imunológico da criança

A Semana Mundial da Amamentação, comemorada entre 1 e 7 de agosto, é um ótimo momento para lembrar todas as mães da importância do leite materno. Isso porque o alimento é comprovadamente a maior fonte de nutrientes para o recém-nascido e colabora principalmente para a formação do sistema imunológico da criança. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) todos os bebês devem ser alimentados, por meio da amamentação, até os seis meses de idade. 

“O leite materno ajuda no crescimento principalmente dos recém-nascidos prematuros, já que favorece o fortalecimento do organismo do bebê. Alguns trabalhos já estimulam a amamentação até os dois anos de idade como complemento alimentar já que o leite ajuda no desenvolvimento da criança e diminui os riscos de desenvolvimento de doenças alérgicas, por exemplo”, explica o Dr. Jurandir Piassi Passos, ginecologista, obstetra e especialista em medicina fetal do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

Além disso, o momento da amamentação aumenta o vínculo entre mãe e filho e colabora para que a criança se relacione melhor com outras pessoas. As mães que produzem leite além da necessidade do seu bebê podem buscar um Banco de Leite, normalmente localizados nas maternidades, para doarem para outras crianças. “Um litro de leite doado pode alimentar até dez recém-nascidos”, detalha o especialista.

A amamentação também traz grandes benefícios à saúde da mãe. Previne doenças cardiovasculares, contribui para a sensação de realização e bem-estar e ajuda a mulher a voltar ao peso anterior à gravidez. “Amamentar gasta cerca de 800 calorias ao dia”, lembra o médico. Além disso, evita o desenvolvimento de síndrome metabólica após o parto, caracterizada por doenças como diabetes, mesmo para mulheres que apresentaram quadros de diabetes gestacional.

Confira os principais benefícios da amamentação:

·         O leite materno pode evitar doenças como diversos tipos de alergias, obesidade e intolerância ao glúten;

·         Por ser facilmente digerido, provoca menos cólicas nos bebês;

·         Contém uma molécula chamada PSTI, que é responsável pela proteção e reparação do intestino delicado dos recém-nascidos;

·         Algumas substâncias presentes no leite materno também ajudam a combater o estresse e o cansaço do bebê;

·         Protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário;

·         Amamentar por mais de seis meses faz bem à saúde mental da infância à adolescência;

·         A amamentação contribui para o retorno do útero ao tamanho normal, evitando o sangramento excessivo e, consequentemente, que a mãe sofra anemia.


Lavoisier - www.lavoisier.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados