Pesquisar no Blog

quinta-feira, 7 de julho de 2016

7 aplicativos úteis e gratuitos para cuidar da sua saúde




As facilidades do mundo digital podem ser aliadas na batalha diária de manter o corpo saudável e, ajudar caso seja necessário procurar ajuda médica. Pensando nisso que o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) listou sete aplicativos, todos gratuitos e disponíveis nos sistemas operacionais Android e iOS, para você baixar no seu smartphone e ter uma qualidade de vida melhor. Confira:
Cartão SUS
A versão digital do Cartão SUS, a identidade do cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS), serve para agilizar o atendimento nas unidades de saúde e reúne o histórico de atendimentos realizados, auxiliando o acompanhamento do paciente. O aplicativo ainda informa resultados de exames de pressão arterial e glicose. É possível cadastrar alergias, os medicamentos que o paciente faz uso e utilizar o contato de emergência por meio do aplicativo. As informações são sincronizadas com o e-SUS e outros prontuários eletrônicos, ajudando a equipe de saúde no momento do atendimento, seja ele agendado ou de urgência. Para descobrir o número do Cartão, o cidadão pode entrar no aplicativo, informando seu número de CPF e data de nascimento.

Guardiões da Saúde
O aplicativo de vigilância participativa foi desenvolvido para melhorar a vigilância da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e também para fornecer informações de saúde e de serviços aos usuários. Cada usuário pode com o monitoramento da saúde pública, informando sua condição de saúde e localidade. Ele também permite localizar unidades de saúdes e farmácias mais próximas e disponibiliza telefones úteis, como o do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). As informações oferecidas pela população permitem que o Ministério da Saúde faça um mapeamento epidemiológico.

0800 Saúde
Idealizado para auxiliar a população no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus zika, da dengue e do chikungunya, o aplicativo traz orientações sobre como combater o mosquito e informações de utilidade pública sobre o vírus zika, tais como suas causas e sua relação com os casos registrados de microcefalia em recém-nascidos. Ele também disponibiliza a geolocalização de serviços oferecidos na área de saúde pública, como postos de saúde do SUS e Farmácias Populares mais próximas.

Beba água (Water Drink reminder)
A desculpa que muitas pessoas usam para não tomar a quantidade recomendada de água já não cola mais. Eleito o melhor aplicativo em 2015, o Beba água ajuda a calcular a quantidade de água que o usuário deve consumir de acordo com seu peso corporal. Além disso, ele avisa nos horários que se deve beber água, contribuindo para o balanço hídrico corporal. A água regula as funções do organismo. O app é gratuito e está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Eleito os melhores apps por três anos consecutivos (de 2013 a 2015) pelo Google Play, o aplicativo permite que o usuário descubra seu Índice de Massa Corporal (IMC) e o quanto ele deve emagrecer. A partir desses dados, o aplicativo indica os pontos da dieta mais adequada para cada caso. O usuário marca no diário de alimentação e exercícios todas as refeições e atividades físicas realizadas, sempre observando o limite de pontos e as recomendações do app. O peso precisa ser atualizado semanalmente para o controle da perda do peso. Para assinantes, é possível personalizar e receber orientações saudáveis. O Dieta e Saúde é indicado apenas para maiores de 18 anos.
iCare Monitor pressão arterial
Permite que o usuário meça diretamente a pressão sanguínea, frequência cardíaca, visão, audição, capacidade pulmonar, índice mental, daltonismo e entre outros dados físicos dos usuários e oferece plano de saúde direcionado e interativo.

Procedimentos SUS
Ferramenta extremamente útil para as equipes médicas que trabalham SUS. O aplicativo dá acesso rápido às tabelas de Procedimentos, Medicamentos, Órteses e Próteses e Materiais Especiais (OPM) do SUS. Digitando apenas uma palavra, o app permite buscar o nome completo do procedimento. Os dados ficam salvos no aparelho e são atualizados constantemente com dados fornecidos pelo Ministério da Saúde.

Um comentário:

Posts mais acessados