Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de abril de 2016

Suco 100% ajuda a equilibrar a dieta das crianças brasileiras




Apenas 5% da população infantil nacional consome a quantidade diária recomendada de frutas e vegetais

Os brasileiros, em especial as crianças, têm consumido quantidade inadequada de frutas e vegetais, que é de três frutas ao dia. Segundo dados do IBGE de 2014, apenas 24% dos brasileiros consomem a quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de frutas e vegetais. Estudos mais recentes que buscaram avaliar este consumo em crianças trazem dados mais preocupantes uma vez que apenas 2,7% a 5% destas ingerem frutas e vegetais de acordo com o recomendado.

Importância da educação alimentar na infância
Profissionais da saúde em conjunto com o governo têm desenvolvido estratégias para educar e incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras na população brasileira. A Pirâmide Alimentar e o programa ‘Cinco ao dia’ foram criados para facilitar o consumo destes alimentos e trazê-lo para mais perto do dia-a-dia do brasileiro. O programa oferece informações de como e quanto de cada tipo de fruta equivaleria a uma porção, sugestões de momentos para o consumo de frutas e como adaptá-lo ao ambiente escolar, por exemplo.

Instituições de saúde nacionais e internacionais recomendam que a ingestão de frutas e vegetais seja promovida em todas as idades, principalmente na infância uma vez que este período é fundamental para que sejam adquiridas as preferências alimentares que seguirão na fase adulta. Cynthia revela que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, recomenda-se o consumo diário de 400 gramas de frutas e vegetais, o que corresponde a cinco porções ao dia.

O consumo de frutas e vegetais é importante para a saúde por seu perfil nutricional, rico em vitaminas e minerais, que auxiliam no bom funcionamento do organismo. As frutas são alimentos muito apreciados pela população em geral, uma vez que têm sabor adocicado, são acessíveis, têm baixo conteúdo de calorias, são saciantes e muito versáteis, podendo ser consumidas cruas ou dar origem a geleias, doces, vitaminas e sucos.

        Para a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria, uma solução fácil para que o consumo ideal de frutas se torne alcançável, é a ingestão de um copo de suco caseiro não adoçado ou suco industrializado do tipo 100%, uma vez que estes podem ser considerados como uma das porções de fruta. Assim, a missão de atingir a recomendação torna-se mais prática, fácil e tão saborosa quanto o consumo da fruta em si. É importante ressaltar que há no mercado uma série de bebidas feitas a base de frutas e que, considera-se uma porção de fruta o suco 100%, pois apresenta o perfil nutricional mais similar ao suco caseiro. “Na dúvida fique atento ao rótulo dos produtos e verifique a lista de ingredientes para confirmar”, indica a profissional.
 





 
O suco do tipo 100%, disponível em caixinhas no mercado em diferentes sabores é uma alternativa prática e conveniente, já que ele mantém o frescor, sabor, aroma e coloração da bebida por mais tempo, como é no caso das lancheiras das crianças. “A industrialização das frutas permite que o produto dure mais tempo e a tecnologia usada na embalagem cartonada descarta a necessidade de refrigeração e da adição de conservantes, permitindo um produto natural como o feito em casa”, esclarece Cynthia.


Atualmente, os sucos 100% são facilmente encontrados no mercado e podem compor refeições e lanches intermediários de adultos e crianças. Na infância, eles têm um papel de destaque: sabe-se que as dificuldades são reais em relação à introdução do consumo de frutas na dieta das crianças, seja por conta da textura, aparência ou gosto pessoal. Os sucos são uma forma conveniente de apresentar o sabor das frutas às crianças, despertando o seu paladar e são uma porta de entrada para o consumo das frutas in natura. Além disso, os sucos incrementam as opções de líquidos na dieta, junto com o leite, chás e água.

         Um detalhe interessante: as embalagens cartonadas são recicláveis, higiênicas e seguras, por conta do processo asséptico de produção e envase do suco. Como a casca da fruta protege o seu conteúdo do meio externo, a embalagem tem a mesma função em relação ao suco. Uma vez que isola o produto do meio externo, mantém o frescor, o valor nutricional e o sabor original da fruta por um longo período de tempo.



Referências bibliográficas:
Augusto R.A, Cobayashi F, Cardoso MA. (2015). Associations between low consumption of fruits and vegetables and nutritional deficiencies in Brazilian schoolchildren. Public health nutrition 2015,, 18(05), 927-935.
Chaffee, BW. (2014). Early life factors among the many influences of child fruit and vegetable consumption. Jornal de Pediatria 2014, 90(5), 437-439.
Costa L da C, Vasconcelos F de A, Corso AC. Factors associated with adequate fruit and vegetable intake by schoolchildren in Santa Catarina State. Brazil Cad Saude Publica. 2012;28:1133---42.
Iniciativa “5 ao Dia” – Rio. Cartilha: Promoção do Consumo de Frutas, Legumes e Verduras: O programa “5 ao dia”. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www.5aodia.com.br/upload/cartilha1.pdf
Philippi ST, et al,. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos/Adapted food pyramid: a guide for a right food choice. Rev. Nutr., Campinas, 1999; 12(1): 65-80.
Philippi ST. Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos da nutrição / Pyramid of foods: basic fundamentals of nutrition. Barueri; Manole; 2008. Reedição da Pirâmide disponível em: http://www.piramidealimentar.inf.br/pdf/ESTUDO_CIENTIFICO_PIRAMIDE_pt.pdf
Phillipi ST. Nutrição e técnica dietética. São Paulo: Manole, 2014. Frutas; 94-113
Vatanparast H, Baxter-Jones A, et al,. Positive effects of vegetable and fruit consumption and calcium
intake on bone mineral accrual in boys during growth from childhood to adolescence: the University of Saskatchewan Pediatric Bone Mineral Accrual Study. Am J Clin Nutr 2005;82:700–6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados