Pesquisar no Blog

quinta-feira, 21 de abril de 2016

ONG organiza “cãominhada” na Avenida Paulista no Dia Mundial do Cão-Guia




1Imagem_Iris
Na próxima quarta-feira (27/4), a partir das 12h30, a Avenida Paulista será cenário para uma ação de conscientização no Dia Mundial do Cão-Guia: a “cãominhada”. A ação, coordenada pela ONG IRIS (Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social), tem a missão de chamar atenção para uma triste estatística: o Brasil possui 6,5 milhões de deficientes visuais e apenas 100 cães-guia (número estimado pela organização).  Na ocasião, o IRIS lançará uma campanha via crowdfunding para arrecadar fundos; a meta é buscar cães-guia treinados a serem doados aos brasileiros pelo IRIS em parceria com a ONG norte-americana Leader Dogs for the Blind.
 

A advogada Thays Martinez e o labrador Diesel têm um importante compromisso em 27 de abril (quarta-feira), a partir das 12h30. No Dia Mundial do Cão-Guia, a presidente da ONG IRIS (Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social) participará de uma “cãominhada” na Avenida Paulista, em São Paulo. O evento tem o objetivo de dar visibilidade a uma triste estatística: o Brasil possui 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual – 582 mil cegos e seis milhões com baixa visão, de acordo com o Censo 2010 conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A organização estima que existam apenas 100 cães-guia no país. O ponto de encontro será em frente ao Boulevard (Alameda Rio Claro).  

Na ocasião, o IRIS – entidade sem fins lucrativos criada para promover a inclusão social prioritariamente das pessoas com deficiência visual, por meio do cão-guia – lançará oficialmente uma campanha nacional, via crowdfunding, para arrecadar doações. A meta é buscar cães-guias treinados a serem doados aos brasileiros pelo IRIS em parceria com a ONG norte-americana Leader Dogs for the Blind, instalada em Rochester (Michigan).        

Segundo Thays Martinez há 12 deficientes visuais que têm cães-guia que precisam se aposentar após anos de trabalho. “Nos Estados Unidos serão 26 dias de capacitação dos novos cães-guia com o objetivo de adaptá-los a uma nova rotina. Nesse período, um instrutor brasileiro irá ministrar aulas, em português, que incluem conhecimentos sobre cuidados diários com os cães, trajetos (em cidades e zona rural) e condução. Todo o treinamento será feito nas dependências da Leader Dogs for the Blind, detalha, acrescentando que o IRIS possui uma lista de espera com mais de 3 mil deficientes visuais inscritos, aguardando um cão-guia.

Erséa Maria Alves, vice-presidente e coordenadora de Eventos do IRIS, afirma que a formação de um cão-guia é lenta, requer investimento, cuidados especiais e é um trabalho que só pode ser executado por profissionais especializados. Depois de formado, o cão-guia é entregue gratuitamente à pessoa com deficiência visual inscrita no IRIS. No Brasil há uma estimativa de 100 cães-guia que ajudam pessoas com deficiência visual ou com baixa visão a se locomoverem e a se sentirem incluídas socialmente. “Estaremos reunidos no coração financeiro do Brasil, em um horário de grande circulação, para convidar a população a enxergar e apoiar a nossa causa”, explica Erséa, que participará do evento com o cão-guia Toby, labrador que é irmão de Diesel (cão-guia de Thays Martinez).



LEADER DOGS FOR THE BLIND
Fundada em 1939 por três integrantes do Lions Club, a Leader Dogs for the Blind oferece cães-guia a pessoas com deficiência visual, tendo por objetivo melhorar a mobilidade, independência e qualidade de vida. Todos os anos, mais de 250 participantes são assistidos pelo programa de capacitação – composto por treinamento intensivo por um período de 26 dias nas dependências da organização, em Rochester Hills, Michigan (Estados Unidos) – para que possam se adaptar com o cão-guia. Única instituição do Hemisfério Ocidental a capacitar deficientes visuais e surdos para atuar com cão-guia, a Leader Dogs ministra, também, cursos destinados a melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência visual: mobilidade acelerada, capacitação para o uso do Trekker GPS, cursos de computação e seminários com especialistas em mobilidade. Com investimentos de empresas e voluntários, a Leader Dogs for the Blind conta com instalações compostas por residências para os hóspedes, centro de treinamento de cães-guias (Downtown Training Center), canil com capacidade para 310 animais e clínica veterinária. www.leaderdog.org.

IRIS
O Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social (IRIS), entidade sem fins lucrativos, foi fundado em 2002, em São Paulo (SP), com a missão de desenvolver atividades que acelerem o processo de inclusão social das pessoas com deficiência visual. A prioridade institucional é a difusão do cão-guia como grande facilitador do processo de inclusão. O Instituto é um dos poucos no Brasil com um instrutor reconhecido pela International Guide Dog Federation (Inglaterra), especialmente qualificado pela Royal New Zealand Foundation for the Blind – Guide Dog Services (Nova Zelândia) entre 1996 e 1999. www.iris.org.br



Comemoração do Dia Mundial do Cão-Guia
Dia: 27 de abril (quarta-feira)
Horário: 12h30
Local: Boulevard da Alameda Rio Claro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados