Pesquisar no Blog

terça-feira, 19 de abril de 2016

Fisioterapia respiratória aumenta a capacidade ventilatória dos pulmões




Exercícios atuam como prevenção e podem combater doenças no período do outono/inverno

A  chegada do outono e as bruscas mudanças de temperatura podem ser um verdadeiro problema para quem sofre com diversos tipos de doenças respiratórias. Para  bronquite, rinite, sinusite, insuficiência respiratória, pneumonia, tuberculose e asma, a fisioterapia respiratória pode ser uma excelente aliada no tratamento.

A fisioterapia tem como objetivo tratamentos específicos para alguns dos males causados pelas doenças que comprometem o sistema respiratório humano. A fisioterapia engloba também a prevenção para doenças respiratórias. Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto e diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), as técnicas aplicadas visam à liberação das vias respiratórias. "O objetivo é retirar os impedimentos que o ar encontra ao passar pelas vias, a fisioterapia procura aumentar a capacidade ventilatória dos pulmões do paciente e utiliza aparelhos específicos para a mobilização da secreção com o intuito de facilitar a sua retirada", explica.

Os exercícios respiratórios também podem auxiliar no tratamento, mas devem ser escolhidos conforme o problema. Uma mesma atividade não pode servir para várias patologias. Pelo contrário, podem agravar os sintomas quando desenvolvidos em momento inoportuno. "Eles são de extrema importância para o andamento do tratamento junto à aplicação das demais técnicas da fisioterapia respiratória. Ela atua como forma de prevenção ao aparecimento de complicações respiratórias dos pacientes, considerando principalmente aqueles que estejam internados e imobilizados. Esses certamente precisam fazer tanto a fisioterapia motora quanto a respiratória durante sua permanência no leito hospitalar, a fim de garantir a melhoria na condição geral do paciente por meio de técnicas que contemplem ambos os sistemas, respiratório e cardiovascular." explica


ITC Vertebral Ribeirão Preto (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)
Avenida Presidente Vargas, 2121 - sala 2401
Edifício Times Square
Telefone (16) 3623-3248
WhatsApp (16) 9 9770-3248
Site : www.itcvertebralribeirao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados