Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Com a chegada do inverno, aumenta a procura por frutas a base de vitamina C





A intenção é prevenir gripes e resfriados. Nutricionista revela o papel real da vitamina C no combate à gripe

Ela faz parte do time de super-heróis da alimentação. Recomendada para diferentes fins, a vitamina C se destaca pelos muitos benefícios que oferece. Prestar atenção na hora do consumo, no entanto, é um dos cuidados que a vitamina exige. Por ser hidrossolúvel e sensível à luz, o nutriente perde suas propriedades facilmente. Assim, o consumo de frutas e sucos naturais precisa ser imediatamente após o processamento. Para acertar na ingestão dos alimentos fontes de vitamina C e desvendar em quais situações ela realmente pode ser aliada da sua saúde, a nutricionista do Verdemar, Aline Penedo, dá algumas dicas importantes.

O mamão, por exemplo, também é fonte de vitamina C. Você sabia? Além dele, Aline informa que a tangerina, camu-camu, lichia, acerola, laranja, morango, mamão, abacaxi, manga, kiwi, caju, maracujá e goiaba também são frutas ricas nesse tipo de vitamina. “Ao longo do ano é indicado o consumo destas frutas devido aos grandes benefícios que a vitamina C, presente nestes alimentos, traz ao corpo. Eles atuam no sistema imunológico e na defesa do organismo contra infecções”, explica a nutricionista.

A tangerina é uma fruta desta estação e já pode ser encontrada fresquinha para consumo, na rede Verdemar, ou em suco integral. “Esta época do ano é muito aguardada no Verdemar, quando chegam remessas da fruta fresca e já se pode elaborar o rico suco integral da tangerina”.

Aline também destaca: a vitamina C pode ajudar na prevenção do envelhecimento. “Ela atua contra o envelhecimento celular. Além disso, seu consumo também está relacionado à maior absorção e utilização do ferro pelo organismo, na proteção da peroxidação lipídica, principalmente do HDL, apresentando efeito cardioprotetor e inibidor da aterogênese e também na síntese de colágeno e alguns hormônios”.

Com tantos benefícios é hora de começar a criar o hábito de consumir estas frutas. A nutricionista separou dicas de sucos deliciosos para os interessados fazerem no seu dia-a-dia. Confira abaixo:

Dicas de sucos saudáveis:

1 - Suco de tangerina com lascas de gengibre – rico em antioxidantes, com função na melhora do sistema imune, capaz de acelerar o metabolismo. Quem gosta de pimenta, ainda pode acrescentar pequenos pedaços de pimenta dedo de moça para dar aquela turbinada no metabolismo e completar com bastante gelo.

2- Suco de tangerina com cenoura – potencializa ainda mais os efeitos antioxidantes da vitamina C, presente nos dois alimentos.

3- Suco de tangerina com couve – aumenta ainda mais os benefícios da vitamina C, no caso, melhorando a absorção de ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados