Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Balões de gás: Cuidados em caso de explosão





Um vídeo que circula pelas redes sociais preocupou milhares de mães no Brasil nesta semana. Nele, um menino brinca com um balão de gás hélio, sucesso entre as crianças. De repente, o balão explode e causa queimaduras nas pernas do garoto. Especialistas explicam que o gás hélio não é infamável e provavelmente, o balão escolhido pelo menino continha uma mistura de gases, muito comum entre os ambulantes.
O gás hélio e o hidrogênio são mais leves que o ar, porém, existem diferenças entre eles que podem causar acidentes. Inodores, incolores e insípidos, o Hidrogênio é altamente inflamável e reagente, diferente do gás Hélio, que é extraído em apenas dois lugares do mundo: Estados Unidos e Turquia, por isso, ele é até 20 vezes mais caro.

Mas como proteger seus filhos?

A pediatra puericulturista Thalita Feitosa explica que há alguns cuidados na escolha. “A mãe tem que prestar atenção no selo do balão. Normalmente, os balões regulamentados contam com uma etiqueta com todas as especificações técnicas e informações sobre as empresas que fornecem. Além disso, desconfie de preços muito baratos, no Brasil existem poucas empresas que fornecem gás hélio de confiança”.
Em caso de explosão, Thalita orienta. “Hospital na hora. As queimaduras podem ser graves, atingindo até o terceiro grau. É importante não passar nada no local afetado, como manteigas, pastas de dentes e outras receitas caseiras. Em queimaduras de primeiro grau, use apenas água fria. Em casos de segundo e terceiro grau, é importantíssimo buscar atendimento médico imediatamente”, ressalta.

Outras dicas:

- Em caso de incendio nas roupas, role a criança no chão e a cubra com um pano molhado, levando imediatamente ao hospital;
- Jamais estoure as bolhas para evitar infecções mais graves;
- Em caso de inalaçção ou ingestação da substância, leve imediatamente ao pronto socorro. Caso haja ingestão corrosiva, lave o rosto e a boca com água fria, mantendo a criança em jejum e não induza o vômito até ser examidada por um especialista.



Dra. Thalita Feitosa - pediatra e puericulturista, formada pela UNIFESP, desenvolveu além de toda a filosofia pediátrica, a puericultura, uma das vertentes da saúde infantil ainda pouco explorada, que tem como objetivo tratar o indivíduo de forma integral e assegurar um bom desenvolvimento físico e mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados