Pesquisar no Blog

segunda-feira, 25 de abril de 2016

A falta de sono pode acabar com a sua saúde




Especialista do Hospital CEMA explica por que a privação do sono pode ser tão prejudicial para o organismo e dá dicas de como dormir melhor


Experimente ficar sem dormir por um dia. 24 horas ininterruptas sem deitar a cabeça no travesseiro. Agora, tente ficar dias sem um bom sono. Certamente, você não vai aguentar firme por muito tempo.

A falta de sono é extremamente nociva para a saúde, aumenta a probabilidade de doenças como hipertensão, diabetes e depressão. Eleva os níveis de cortisol no cérebro - hormônio diretamente envolvido na resposta ao estresse -, causa problemas no sistema imunológico, déficits cognitivos, descontrole de peso e até distúrbios psíquicos. "Pesquisas mostram que um dia sem dormir já tem um efeito importante na saúde humana. Demoramos muito para nos recuperamos dessa privação", explica o otorrinolaringologista e especialista em Medicina do Sono do Hospital CEMA, Alfredo Lara.

Os danos não param por aí. Irritabilidade, perda de memória, síndrome de fadiga crônica e sonolência excessiva, claro. O sono não é só descanso, ele restabelece as energias e mantém o organismo saudável. Por isso, precisa ser prioridade. E nada de querer descontar o sono ruim dias depois, algo comum para algumas pessoas. "É errado pensar que podemos ficar privados do sono durante a semana e dormir muito para recuperamos o tempo perdido no fim de semana", ressalta o médico. Os malefícios para o organismo são os mesmos.

Mas, afinal de contas, quanto tempo uma pessoa precisa dormir por dia para ficar bem, saudável, disposta? "Depende. Em média, de 7 a 8 horas de sono por dia é o padrão. Mas há os dormidores longos, que necessitam de mais horas, e os curtos, que precisam de menos. A quantidade de sono ideal de sono é aquela em que o indivíduo consiga sentir-se plenamente repousado e recuperado, após a noite", diz Lara. 

Além da quantidade de horas, é importante atentar-se para a qualidade do sono. Algumas medidas podem ajudar a dormir melhor. O especialista destaca algumas:

- Prefira ambientes escuros e silenciosos para dormir;

- Evite refeições pesadas antes de deitar; 

- Evite também o consumo de cafeína, estimulantes ou bebidas alcóolicas até 6 horas antes de ir para cama;

- Praticar atividades físicas é fundamental, porém, até, no máximo, 4 horas antes do horário do sono estabelecido, já que pode atrapalhar por servir como estimulante;

- Estabeleça uma rotina. Dormir sempre no mesmo horário regula seu organismo para acostumar-se a relaxar e pegar no sono mais fácil;

- Mantenha uma temperatura agradável no quarto. Isso ajuda a regular a temperatura do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados