Pesquisar no Blog

terça-feira, 22 de março de 2016

Dança é aliada no desenvolvimento das crianças na primeira infância






A dança é uma maneira prazerosa de exercitar o corpo, e na infância torna-se uma brincadeira gostosa e divertida, trazendo muitos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos.

Hoje a dança é percebida não só como um passatempo, mas pelo seu próprio valor. Podemos notar na criança que dança o aumento da autoestima e da segurança, facilidade em se sociabilizar e fazer novas amizades, e o desenvolvimento da confiança física e mental.

Segundo Sabrina de Souza, bailarina e diretora da Ritmo Espaço de Dança, na primeira infância são trabalhados diversos conceitos que ajudará a criança para sua formação.  “Com a dança trabalhamos muito a coordenação motora, noção espacial, socialidade, agilidade em movimentos de equilíbrio, desenvolvimento muscular, reflexo, corrige problemas ortopédicos, desenvolve a expressão corporal, a atenção e a memória, estimula a circulação sanguínea, ajuda no sistema respiratório, elimina gordurinhas a mais evitando a obesidade infantil e diminuindo o colesterol, corrige más postura e ganha elasticidade”, explica.

A nível psíquico a dança também tem um resultado muito positivo nessa fase da vida, ajuda no desenvolvimento da personalidade da criança, desenvolve a sensibilidade permitindo que eles coloquem para fora todas as suas emoções e sentimentos, supera a timidez, reduz os sintomas de estresse e ansiedade, aumentando a confiança de si mesma.

Por isso se recomenda que essa atividade comece a ser praticada desde cedo, entre os 3 ou 4 anos de idade, quando o aparelho locomotor das crianças pode assimilar e interiorizar com mais facilidade e soltura os movimentos e técnicas da dança. “Existem alguns estudo científicos que provam que a dança também auxilia em problemas cognitivo, age no cérebro como um pensamento divergente, em que a pessoa tem que achar mais de uma forma de saída para determinada situação, como na primeira infância é trabalhado improviso, estimula a criança a expor seus sentimentos se expressar obriga a parte cognitiva delas a trabalhar mais, e de uma forma lúdica”, lembra Sabrina.

Benefícios da dança para meninos e meninas:
- A dança estimula a circulação sanguínea e o sistema respiratório;
- Favorece a eliminação de gorduras;
- Contribui para corrigir más posturas;
- Exercita a coordenação, a agilidade de movimentos e o equilíbrio;
- Colabora no desenvolvimento muscular e forma da coluna;
- Ajuda no desenvolvimento da psicomotricidade, da agilidade e coordenação dos movimentos;
- Permite melhorar o equilíbrio e os reflexos;
- Pode ajudar a corrigir problemas como o “pé plano”. No ballet, a posição que o pé adota durante as aulas na maior parte do tempo, é estirado para frente, fazendo com que pouco a pouco se corrija o defeito;
- Desenvolve a sensibilidade dos pequenos, permitindo que fluam seus sentimentos com total liberdade;
- Ajuda na socialização das crianças mais tímidas e a superar essa timidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados