Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Jovens são os que mais procuram por educação financeira





A falta de educação financeira está prejudicando a vida de muitas pessoas, levando elas ao endividamento. A consequência do uso desenfreado de cartão de crédito, cheque especial, financiamentos e consignado são alguns dos meios encontrados para sanar dívidas e fazer novas. O consultor financeiro, Marcelo de Souza da empresa Plano de Negócios Online (Planoo), enfatiza que a falta de educação financeira entre as pessoas com mais tempo de mercado é preocupante, diferente das novas gerações, que buscam por conhecimentos acerca da economia, de como utilizar seu dinheiro e sobre suas gestões financeiras.
“Os jovens de hoje em dia estão propícios a errar menos, primeiro devido a quantidade de informações e ferramentas existentes no mercado a disposição deles, segundo que a cabeça empreendedora dos jovens estão mais abertas para experimentar essas inovações. Antes de abrir seu próprio negócio esse jovem sabe o que será preciso fazer, como funciona um plano de negócio empresarial, quais são as ferramentas que estão inseridas neste plano, onde buscar treinamentos e auxílios governamentais. Eles estão mais assertivos ao cenário vivido nos dias de hoje”.
É válido ressaltar que muitos jovens não passaram por outras crises econômicas, essa é a primeira e eles estão cada vez mais preocupados com seu futuro. Marcelo explica que a atual educação financeira começa na base escolar e isto facilita para que os novos empresários não cometam os mesmos erros que os mais experientes vêm cometendo. “Não podemos colocar a culpa nos empresários com mais de 10, 20 ou 30 anos no mercado, mas é bom ressaltar que esses não buscam se profissionalizar ou seguir métodos elaborados em um plano de negócio. As novas gerações possuem aulas nas escolas, aprendem desde pequeno como cuidar do seu dinheiro. O pensamento dos mais experientes é de que se estão no mercado por longos anos, eles vão conseguir superar mais uma crise e não necessita de plano de negócio, fazer planilhas de gastos, poupar em alguns setores, não buscam por uma educação financeira. Nós consultores estamos sobrecarregados, tentando salvar empresas que estão no mercado por mais de 10, 20 ou 30 anos”, ressalta o consultor.
Os jovens estão se profissionalizando e enxergando novas possibilidades de ter seu próprio negócio com a crise econômica instalada no Brasil. “As pessoas estão perdendo seus empregos, porém muitos buscam a possibilidade de colocar em prática seus sonhos, o primeiro negócio pode se concretizar a partir deste momento de crise. A elevação da inadimplência mostra que o ritmo dessa posição pode aumentar, o impacto nos negócios e as perspectivas podem sair do controle, caso a pessoa não busque por meios mais facilitadores e de domínio”, observa Marcelo.
As pessoas estão mais preocupadas com a forma de gastar e poupar fica em muitos momentos no segundo plano. As financeiras buscam por clientes a todo o momento, elas enviam cartões de crédito, sem solicitação e com limites altos, impulsionando as pessoas a gastarem, com isso vem o desequilíbrio financeiro, fazendo com que seu crédito na “praça” chegue a negativação do nome, restrição ao crédito e ao endividamento por um longo prazo. É preocupante a forma como o consumidor é atraído e como ele utiliza dessa facilidade.
O crédito está presente no dia a dia das pessoas, empresas e governos. Ele facilita as vendas, permite que um número maior de compradores tenha acesso imediato a bens e serviços, realizando sonhos e projetos. Marcelo ressalta que em meio a crise econômica, ainda podemos encontrar saídas para montar o próprio negócio, continuar com a empresa, gerar empregos e realizar tudo que foi planejado. “É preciso entender, se conscientizar e se profissionalizar para gerenciar o negócio. O crédito deveria ser opcional e não utilizado por necessidade, pois assim não teríamos tanta negativação e restrição ao crédito. Uma planilha de gastos te ajudará na computação dos seus gastos e lucros, sejam eles mensais ou anuais, um consultor financeiro também é válido para sanar problemas atuais e futuros na sua empresa, seja de qual ramo for seu negócio”, diz o consultor.

Marcelo Souza - Sócio-proprietário da empresa Plano de Negócios Online (Planoo). Graduado em Administração pela Faculdade – ALFA (Faculdades Alves Faria) é Consultor empresarial, Administrador de Empresas, atuando no desenvolvimento de equipes e gestores em todo Brasil. Possui especialização em desenvolvimento humano, como profissional de coaching. Certificações: Professional & Self Coaching, Business and Executive Coaching, Behavior Analyst. Formado pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, certificado pelo GCC – Global Coaching Community; ECA – European Coaching Association; IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e ICI – International Association of Coaching Institutes. www.planoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados