Pesquisar no Blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Oito alimentos que ajudam a prevenir doenças cardíacas




         Especialista explica o quanto a má alimentação prejudica a saúde do coração

A mudança dos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos são os primeiros passos para uma vida mais saudável, pois além da qualidade de vida, garantem também a saúde do órgão mais importante: o coração! 
"Ao consumir gorduras de origem animal em excesso, alimentos industrializado que contém gordura trans, frituras e carboidratos refinados o organismo automaticamente predispõe o acúmulo de placas de gordura nas artérias, o que dificulta a passagem de sangue e aumenta a pressão arterial e o risco de infartos e AVC", afirma Marcelo Sobral, cirurgião cardíaco do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.
 Abaixo, Sobral, cita oito alimentos que fazem bem ao coração e previnem que doenças como infartos e AVC aconteçam:

- Salmão/Peixes: especialmente gordurosos como salmão, contém ômega-3, que podem reduzir a pressão arterial e ajudam a prevenir arritmias cardíacas. 
- Lentilhas: devido ao alto teor de fibras, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. 
- Vinho tinto e suco de uva: as uvas escuras possuem polifenóis, que melhoram a elasticidade dos vasos e colaboram com a diminuição da formação de placas de colesterol. 
- Couve: com antioxidantes, vitaminas A e E, magnésio e fibras, que diminuem a oxidação da gordura e a formação de placas de colesterol. 
- Banana: o potássio ajuda a manter a função normal do coração e equilibra o sódio e a água no organismo. Como o potássio colabora com os rins no processo de eliminar o excesso de sódio, consequentemente, contribui para uma pressão arterial saudável. 
- Alho: usado como tempero, tem potente ação no controle da pressão arterial devido às enzimas inibidas, chamadas de angiotensina que têm papel vasoconstrictor. 
- Cacau ou chocolate amargo: o cacau é rico em flavonoides, antioxidantes que também diminuem a formação de placas de colesterol, ao mesmo tempo em que melhoram a flexibilidade dos vasos. 
- Pipoca: contém três vezes mais polifenóis do que o feijão.

Marcelo Sobral - Especialista em Cirurgia Cardiovascular pela AMB, Membro Habilitado e Especialista do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA). MBA Executivo em Saúde pela FGV. Cirurgião Cardiovascular da Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo com mais de 4.000 cirurgias realizadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados