Pesquisar no Blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Novo estudo científico constata que arrecifes de coral estão sendo atacados por substância química presente nos cremes de proteção solar




Um novo estudo publicado ontem, 20 de outubro, pela revista Archives of Environmental Contamination and Toxicology concluiu que uma substância química comumente usada em produtos para cuidados pessoais e higiene, tais como cremes de proteção solar, representa uma ameaça ecológica para corais e recifes de coral, colocando em risco a sua própria sobrevivência. 
A Oxybenzone (também conhecida como a BP-3 ou benzofenona-3) está presente em mais de 3.500 produtos de proteção solar em todo o mundo e a contaminação dos recifes de coral ocorre pelos mergulhadores, que usam protetor solar e descargas de águas residuais de estuários municipais e sistemas sépticos costeiros.
A pesquisa foi conduzida por uma equipe de cientistas marinhos de Virgínia, Flórida, Israel, Aquário Nacional dos EUA e Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA). Ela é publicada menos de quinze dias após a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos EUA anunciar que está acontecendo o terceiro maior fenômeno de branqueamento de coral na história.
O estudo, intitulado Efeitos Toxicopathological do Protetor Solar Filtro UV, oxybenzone no coral plânulas [i] ("toxicopatológicos efeitos da oxybenzone filtro UV solar em coral plânulas") demonstra que a exposição de coral plânulas (prole coral) oxybenzone provoca uma deformação morfológica grave, danos ao DNA e, o que é ainda mais alarmante, atuando como um perturbador endócrino. Este último faz com que o coral se encapsule em seu próprio esqueleto, o que acaba por causar a sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados