Pesquisar no Blog

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Intimação falsa do Ministério Público Federal é usada para atacar usuários de computador





Usuário não deve acreditar em todos estes tipos de e-mail que recebe e precisa manter seu sistema e software de antivírus sempre atualizados

Nos últimos dias a Štíty Tecnologia identificou nova onda de ataques através de e-mails falsos usando o nome do Ministério Público Federal na tentativa de roubar dados bancários dos usuários de computador. A empresa é distribuidora das soluções Avast no Brasil e que mantém centro de atendimento e suporte aos clientes no país. 
A mensagem com o assunto “Intimação MinisterioPublico Federal - Comparecimento Coercitivo Nr 201510 (38419)” (com todos os erros de acentuação)  foi enviada por meio de servidor de e-mail de uma grande empresa com sede nos Estados Unidos e que foi adquirida por uma das maiores companhias de TI do mundo. 

O SPAM intima o usuário a comparecer na procuradoria Regional da República (sem citar o endereço justamente porque não existe) e traz 06 imagens miniaturas de falsas intimações que podem ser baixadas a partir de links encurtados que na verdade fazem download de arquivos PDF com um cavalo de troia criado para monitorar as atividades do usuário em seu computador e, assim, roubar os dados financeiros assim que ele acessar seu bankline ou realizar compras online com cartão de crédito. 

No rodapé da mensagem vem outra informação falsa na tentativa de enganar o usuário: “Este e-mail está limpo de vírus e malwares porque a proteção do (nome do antivírus) está ativa”. A mensagem se repete mesmo que o usuário tenha outra marca de antivírus instalada no seu computador. O objetivo é tentar mostrar ao usuário que se trata de uma comunicação verdadeira.

Marco Rodrigues, da Štíty Tecnologia, comenta que os criminosos estão sempre atentos e preparados para enganar os mais desatentos e desavisados. “Por isso é necessário que o usuário não acredite em todos estes tipos de e-mail que recebe e que mantenha seu sistema de antivírus sempre atualizado”, acrescenta o executivo.

Para se proteger também de possíveis arquivos maliciosos em smartphone e tablets, os usuários devem adquirir ferramentas antivírus mobile. A Avast oferece uma ampla linha de produtos de segurança que pode ser conhecida em http://www.stity.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados