Pesquisar no Blog

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dia Mundial da Osteoporose: entenda a doença que atinge 15% das mulheres e 13% dos homens no Brasil





Hoje, 20 de outubro, é o Dia Mundial da Osteoporose, síndrome que atinge um terço das mulheres acima de 50 anos no Brasil. A pesquisa Brazos, O impacto da osteoporose no Brasil: dados regionais das fraturas em homens e mulheres adultos mostrou que, no Brasil, existe a prevalência de osteoporose em pelo menos 13% dos homens e 15% das mulheres – e muitas dessas pessoas desconhecem sobre essa doença.
A osteoporose causa enfraquecimento da estrutura óssea. Porém, essa condição é assintomática e muitos descobrem que possuem esse problema depois de sofrerem algum tipo de fratura. Um estudo recente feito pela Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) indicou que aproximadamente 66 mil fraturas de quadril serão ocasionadas pela osteoporose somente esse ano.
Dr. Cristiano Campanholo, reumatologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, explica as principais dúvidas sobre a doença:

1.      O que é osteoporose?
A osteoporose é uma síndrome na qual existe uma fragilidade óssea que torna a pessoa mais vulnerável a fratura. A origem da osteoporose pode ser variada, e uma série de fatores, como senilidade, menopausa e predisposição genética, pode causar essa doença.

2.      Existe algum grupo de risco?
Em mulheres pós-menopausa, a partir dos 50 anos, normalmente associado à diminuição da produção do hormônio estrogênio, e em homens a partir dos 65 anos.

3.      Quais os sintomas?
A osteoporose é uma doença silenciosa, que não apresenta nenhum sintoma aparente e que geralmente só é descoberta por causa de alguma fratura. Por isso é muito importante começar desde cedo a se prevenir contra o surgimento dessa doença.

4.      E como se prevenir?
É muito importante ter uma vida saudável para prevenir a osteoporose. Dieta rica em cálcio e vitamina D (leite e seus derivados e vegetais de folha verde escura), exposição ao sol e exercícios regulares são algum mecanismos para evitar essa doença. Além disso, o consumo de álcool e cigarros dificulta a absorção de cálcio e vitamina D e, consequentemente, pode acelerar o surgimento da osteoporose.

5.      Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico é feito através de exame de densitometria óssea.

6.      Quais tratamentos?
Tenta corrigir os fatores de riscos modificáveis como alimentação, maior exposição à luz solar, suplementação de vitamina D e cálcio e exercícios. Além disso, existem medicamentos específicos para tentar parar e recuperar a perda da massa óssea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados