Pesquisar no Blog

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

6 COMPORTAMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS NAS CRIANÇAS




As crianças por muitas vezes adotam alguns comportamentos que os pais não podem ignorar. É importante identificar quais são e agir, para que seu pequeno aprenda, desde cedo a ser bem educado e não se tornar um adolescente “rebelde”.
Interromper enquanto os pais falam, ser agressivo em algumas brincadeiras, fingir que não está ouvindo, ser muito independente, fazer birra ou aumentar a verdade são algumas coisas que devemos estar atentos e se precisar, corrigi-los antes que seja tarde demais. Pensando em auxiliar os pais, listei algumas dicas de como agir diante de certas situações. Confira:
1)     Saber a hora de falar:
Seu pequeno pode estar muito empolgado para te contar algo ou perguntar, mas permitir que interrompa sua conversa pode o ensinar a não ser atencioso com as pessoas e colocar na cabeça dele que ele pode ter a atenção das pessoas a hora que quiser. Ocupe seu filho com algo do interesse dele e sempre explique que ele não vai conseguir nada do que quer se continuar interrompendo dessa maneira.
2)     Comportamento agressivo jamais deve ser ignorado:
Quando seu filho bate em alguém, você sabe que tem que agir imediatamente. Mas também não deve ignorar coisas menores como um empurrão ou beliscão no amiguinho. Se você simplesmente deixar para lá, essa atitude se tornará um hábito. Repreenda o comportamento agressivo na hora e no mesmo local.
3)     Não permita ser ignorado:
Quando você repete muitas vezes o que seu filho deve fazer, ele entende que ignorar você enquanto você o chama por 3 ou 4 vezes é normal e “tudo bem”. Em vez de gritar por ele do outro lado da casa, vá até ele e o diga o que fazer.
4)     Regras existem e precisam ser cumpridas:
É conveniente quando o pequeno já prepara seu próprio lanche ou coloca seu próprio DVD para assistir sem sua ajuda, mas não será nada legal deixar que ele tenha controle de atividades que deveriam estar sob sua liderança. Estabeleça algumas regras da casa, e sempre que fizer algo sem sua permissão, reforce que da próxima vez ele deverá consultar a mamãe ou o papai primeiro.
5)     Não seja vencido pelo cansaço:
Fazer uma birra, gritar ou falar de maneira rude com você é um comportamento que pode aparecer desde cedo e que não pode ser aceito e nem tolerado. Explique de maneira que não o faça sentir mal, mas que o faça pensar no modo como está agindo, e o mais importante de tudo – não ceda enquanto a criança estiver fazendo birra.
6)     Mentiras não têm espaço:
Quando seu pequeno contar alguma mentirinha, o incentive a recontar a história da maneira honesta. Dizer que arrumou a cama sem nem ter se levantado ou dizer que escovou os dentes sem ter escovado pode parecer comum, mas faça com que volte e realmente faça o que ele disse que fez. Mentir por pequenas coisas pode levá-lo a criar habito de mentir sempre.
Ser rígido é preciso e dar carinho nas horas certas também, mas o mais importante de tudo é saber como lidar com as situações da melhor maneira para você e para a criança. Buscar formas educativas e que incentivem a criança a pensar no que fez, pode ser o melhor jeito de fazê-la entender o porquê algo é errado. Isso fará com que ele entenda que ‘tudo bem’ se comportar de maneira errada de vez em quando, mas que não se repita.

Fabiany Lima - mãe de gêmeas, escritora de livros infantis e criou o aplicativo Timokids, que oferece livros e jogos socioeducativos com ilustrações em 3D narrados e legendados em 3 idiomas e que estimula a interação da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados