Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Associação Brasileira de Halitose promove palestras informativas gratuitas para prevenção e controle do mau hálito





A Associação Brasileira de Halitose (ABHA) lança campanha com o slogan "Mau Hálito: você precisa estar
bem informado", com o objetivo de promover a saúde, na qual dentistas qualificados no diagnóstico e tratamento da halitose conscientizam a população sobre o problema que atinge mais de 50 milhões de pessoas no Brasil. 
Para tanto, a ABHA disponibiliza membros associados em diversos locais do país para palestras gratuitas em espaços públicos e privados, alertando e informando a população sobre os transtornos que a halitose pode trazer e sobre as suas formas de prevenção e os cuidados bucais diários importantes para uma boa saúde.
A campanha inicia 22 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Mau Hálito, e se estende até 25 de Outubro, dia nacional do Cirurgião-Dentista. Para verificar a disponibilidade de uma palestra informativa para seu espaço, entre em contato pelo e-mail abha@abha.org.br ou pelo telefone (84) 4141-0514.
Para Karyne Magalhães, Vice-presidente da ABHA, “conceder espaços para eventos desse tipo é uma atitude altruísta com foco no bem-estar social”.
A halitose pode estar relacionada a diversas origens, por isso, é necessária a identificação correta do agente causador, que pode ser desde higiene bucal inadequada, doenças bucais como cárie e inflamações gengivais, alterações na saliva (quantidade e composição), dietas restritivas e radicais, doenças sistêmicas, estresse, dentre outros fatores. Porém, segundo a Dra. Karyne, as pesquisas científicas apontam que mais de 80% das causas do problema são de origem bucal, o que, em caso de alteração no hálito, reforça a importância da avaliação por parte do cirurgião-dentista qualificado no diagnóstico da halitose.
“O mau hálito é um problema importante, pois interfere na autoestima e nas relações interpessoais, o que traz prejuízos importantes na qualidade de vida. A grande dificuldade é que, quem sofre da alteração geralmente não percebe, devido a um fenômeno denominado fadiga olfatória. Por isso, avisar a um amigo ou familiar que o seu hálito está ruim é uma prova de amor e de amizade. Porém, muitas pessoas consideram isso constrangedor. Devido a essa dificuldade, a ABHA desenvolveu o SOS Mau Hálito, um sistema de notificação que avisa a pessoa que ela tem o problema, que conta com algumas dicas e também com uma relação de profissionais qualificados de acordo com a cidade onde a pessoa reside”, ressalta a Cirurgiã-Dentista Karyne Magalhães. Basta acessar o site http://www.abha.org.br/sosmauhalito e preencher o formulário com os dados da pessoa que queremos avisar. Após conferir a notificação, para evitar brincadeiras de má fé, a ABHA envia à pessoa essas indicações, por e-mail ou por carta, sem identificar o solicitante do serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados