Pesquisar no Blog

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Vovôs e vovós devem prestar atenção aos exames de rotina para cuidar da saúde





Geriatra explica sobre a periodicidade e a importância de cada diagnóstico

Os exames de rotina são de extrema importância em todas idades. Porém, com o passar dos anos, eles se tornam cada vez mais necessários. A partir dos 60 anos, as chances de complicações com doenças são maiores, tornando as revisões de saúde essenciais. O histórico familiar é fator determinante nessas análises porque influenciam na decisão da frequência dos exames e a especificidade deles, de acordo com a geriatra Ariane Rocco.
- Um dos exames mais importantes é o de Controle da Pressão Arterial. Nos hipertensos mal controlados, é o principal fator de risco cardiovascular e grande aumento no percentual de infarto e acidente vascular cerebral - destaca a médica.
Outro exame destacado por ela é o de Glicemia para o diagnóstico de diabetes. Esse exame é medido através da coleta de amostra de sangue e deve ser repetido anualmente, mesmo nos indivíduos saudáveis. Nos idosos acima de 80 anos, há um declínio leve na função dos rins, normal para a idade e o envelhecimento que aumentam esses marcadores. Por isto é importante realizar o exame de função renal.
A especialista ressalta que o colesterol e os triglicerídeos devem ser conferidos porque, quando em excesso, são responsáveis pela formação das placas causadoras de entupimentos nas artérias levando a infartos e derrames. Devem ser medidos anualmente em indivíduos saudáveis e semestralmente nos que estiverem em tratamentos para controlá-los.
O Eletrocardiograma e o Teste Ergométrico são realizados conforme a indicação médica individual. Entretanto pelo menos um deles deverá estar incluído na revisão anual. O Eletrocardiograma é feito sob repouso, com eletrodos conectados na região do peito, e detecta arritmias cardíacas e suspeitas de alterações isquêmicas ou bloqueios cardíacos. Já o Teste Ergométrico é realizado sob esforço físico (andando numa esteira ou pedalando numa bicicleta) e verifica essas alterações cardíacas mediante situações de estresse físico.
Outros exames que também são indicados são os de Dosagem de vitamina D, que participa diretamente na prevenção e tratamento da Osteoporose; e a Densitometria Óssea que diagnostica a Osteopenia e igualmente a Osteoporose. Já as mulheres devem atentar para os exames de revisão Ginecológica, que devem ser feitos anualmente, sobretudo a partir dos 50 anos, devido a maior incidência de alguns tipos de cânceres ginecológicos com o aumento da idade.

Asilo Padre Cacique -www.asilopadrecacique.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados