Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de julho de 2015

VIDA DE MODELO: 7 FATOS QUE VOCÊ PRECISAR SABER ANTES DE SEGUIR NA CARREIRA




 Glamour, viagens, fama, autógrafos e muito, muito dinheiro. É esse cenário que muitas garotas têm em mente quando pensam em seguir firme na carreira de modelo. Inspiradas por nomes como o de Gisele Bundchen e, mais recentemente, Laís Ribeiro, jovens criam uma perspectiva de sucesso imediato, o que geralmente leva a frustração e à desistência de continuar na área.
Trabalho há mais de 10 anos como descobridor de new faces e em cada evento que participo faço questão de explicar a todas as garotas que, basicamente, a carreira de modelo é como qualquer outra. Ninguém, no meio empresarial, começa a trabalhar como estagiário e dois anos depois já é promovido a gerente. A vida profissional, seja ela qual for, é feita de etapas e passar por cada uma delas requer muito trabalho, disciplina e estudo. Idem para a carreira de modelo: foco, paciência, determinação e investimento.
Por isso, selecionei as principais orientações para quem quer entrar de cabeça na profissão de modelo e, quem sabe um dia, chegar a ser a nova top model brasileira.

1 – Será que você tem perfil de modelo? Não basta ser apenas bonita. Para seguir carreira na área é preciso ter proporção. Altura, quadril, peso ideais para se destacar na profissão. Às vezes encontro garotas lindas em seletivas, mas que não têm o perfil para modelar. Uma modelo ideal, deve ser alta, esguia e com proporção facial e corporal.

2 – Investimentos iniciais – Para começar na carreira, é preciso investir em um book fotográfico que, nada mais é, do que o cartão de visitas da modelo para as agências. Sem ele os clientes não terão como avaliar se você é ideal para o trabalho. Mas, antes de sair correndo e fazer um book, você precisa ser aprovada em alguma agência, que depois irá indicar o melhor fotógrafo para seu perfil. 

3 – Cachês iniciais: É preciso ter os pés no chão. Nos primeiros anos, o valor dos cachês são quase simbólicos. O que vale é a exposição que o trabalho irá proporcionar. Uma modelo em inicio de carreira, chama-se de New Face. Nos primeiros anos de carreira, ela passa por varias etapas de introdução ao mercado até se estabelecer.

4 – Cidade grande: Muitas jovens que iniciam na profissão são de cidades pequenas, do interior. Ao chegarem em uma cidade como São Paulo, é normal que tenham um período de adaptação. Mais que isso, é preciso saber que viver em uma metrópole pode trazer muitos benefícios. E algumas coisas não boas também. É preciso ter maturidade para saber o que é melhor para si.

5 – Estudar é fundamental: Assim como outras carreiras, a área de modelagem requer muito estudo e dedicação. É muito importante ter inglês fluente, além de vasta cultura geral. Isso abre inúmeras portas lá fora. 

6 – Comprometimento com o trabalho: Acordar muito cedo e se apresentar impecavelmente para uma sessão de fotos. Acostume-se. Assim será sua vida durante os primeiros anos de profissão. Para se destacar, é preciso levar essa rotina a sério.

7 – Hora de colher – Feita toda essa lição de casa, é chegada a hora das viagens, entrevistas, autógrafos e, é claro, do dinheiro. Chegar nessa etapa não é fácil. Com certeza não é. Mas é algo recompensador. Você sentirá aquela sensação que tudo valeu a pena.

Jocler Turmina - da Joy Models, é um dos jovens scouters da nova geração. Participou na descoberta, preparação e lançamento de inúmeras modelos atuantes no mercado atualmente como Lais Ribeiro, Vanessa Adamatti, Marina Nery, Dani Witt, Letícia Lamb, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados