Pesquisar no Blog

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Qual o tipo da sua pisada?




Há três tipos de pisada: normal, pronada e supinada. Especialista consultor da farmácia digital Netfarma explica a diferença entre elas e dá dicas para não comprometer tornozelos, joelhos e coluna.
Talvez você já tenha notado que a sola de seus sapatos ficam mais desgastadas de um lado? Ou reparou que uma pessoa pisa corretamente, ou mais “para dentro”, ou “para fora”? Cada pessoa tem uma forma diferente de pisar, o que está relacionado com vários fatores, dentre eles a forma que aprendemos e nos acostumamos a andar. Isso tem a ver com os primeiros passos dados lá na infância. É uma questão ortopédica. Em casos mais extremos, a pessoa que “pisa errado” pode chegar a ter dores nos joelhos, tornozelos e coluna.
Segundo Felipe Joaquim Morais, treinador de corrida e consultor da farmácia online Netfarma (www.netfarma.com.br), é importante conhecer o nosso tipo de pisada, pois isso ajuda em outros aspectos, como na hora da compra do calçado correto – tênis de corrida por exemplo. “Usar um calçado errado pode causar dores musculares e até lesões nos joelhos e tornozelos, especialmente em quem pisa de forma incorreta”, explica. 
As características anatômicas de cada indivíduo determina o tipo de pisada. “A forma como pisamos está relacionada aos tipos de pés, joelhos e flexibilidade nas articulações. Cada pessoa pisa de uma maneira, mas costuma-se generalizar em três tipos”, revela Joaquim.
Confira a seguir as diferentes características das pisadas.

Neutra - O pé utiliza o lado externo do calcanhar para apoiar-se movendo levemente para dentro seguindo uma linha reta até o dedão.

Pronada - A parte interna do pé é a primeira a tocar o chão. A cada passo o pé pega impulso por meio do dedão.

Supinada - O pé toca o chão usando primeiramente o lado externo do calcanhar. O impulso para o próximo passo é realizado por meio do dedinho.

Calos, bolhas, tendinites e joanetes podem ser motivados pelo tipo de pisada. O ortopedista é o especialista que pode ser consultado para identificar e tratar a pisada. Palmilhas ortopédicas só devem ser usadas por indicação médica.

Netfarma – www.netfarma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados