Pesquisar no Blog

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Perguntas que devem ser realizadas pelo paciente a si mesmo antes de operar




 Além dos questionamentos, o paciente também deve realizar exames pré-operatórios, que possam indicar qualquer problema a ser solucionado antes da cirurgia

Você sabia que hábitos como: alimentação incorreta, tabagismo, consumo de álcool e sedentarismo devem ser alterados cerca de dois meses antes de realizar qualquer cirurgia plástica invasiva? Isso acontece porque o pré-operatório deste tipo cirurgia é o mesmo de qualquer outra, já quem ambos os procedimentos invadem o corpo, seja de forma superficial ou profunda. Portanto, para suportar a cirurgia, o corpo deve estar preparado.
Segundo Tiago Ribeiro, médico cirurgião plástico, algumas perguntas devem ser feitas antes de se tomar a decisão de realizar qualquer procedimento e podem auxiliar o paciente. São elas:

1.    Minha saúde física e mental está boa, estou comendo bem e não fumando?
2.    Estou preparado para tomar atitudes e mudar meu estilo de vida, como parar de fumar, para realizar a cirurgia plástica?
3.    Será que minhas expectativas acerca do resultado são realistas?
4.    A motivação para eu realizar o procedimento parte de mim ou parte da opinião dos outros?
5.    Já dediquei tempo suficiente para me informar do procedimento e checar a certificação e qualificação de possíveis cirurgiões plásticos?
6.    Eu informei ao cirurgião plástico minha condição clínica, alergias a medicamentos e tratamentos que fiz e estou fazendo?
7.    O cirurgião plástico está ciente dos medicamentos, vitaminas, suplementos naturais que uso? Ele sabe do meu consumo de álcool ou drogas?
8.    Estou comprometido o suficiente para fazer minha parte e ajudar a garantir a segurança e o sucesso do procedimento?
9.    Estou bem informado dos efeitos pós-operatórios e do período de recuperação?
10. Tenho uma pessoa para me auxiliar nas 24 horas imediatas após a cirurgia plástica?
11. Todas as minhas dúvidas foram bem respondidas pelo cirurgião plástico?
12. Já li, entendi e assinei o termo de consentimento informado para minha cirurgia plástica?

“Se estas perguntas são respondidas pelo paciente, ele está de fato, informado, seguro e preparado para a cirurgia”, complementa o especialista.  Além disso, o paciente também deve realizar exames pré-operatórios, que possam indicar qualquer problema que impeça o procedimento.

Alimentação
Alguns alimentos também devem ser evitados no pré-operatório. “A retenção de líquido pode ser um problema e é ocasionada em partes, devido à má alimentação, portanto, o ideal é evitar alimentos ricos em sal, embutidos, defumados e molhos prontos”, explica Ribeiro. 
Já os alimentos ricos em vitamina C são os mais indicados: acerola, laranja, espinafre e abacaxi. Estes devem ser consumidos pelo menos uma vez ao dia, pois contribuem para a cicatrização e combatem os radicais livres. A água também não pode ser esquecida: no mínimo, oito copos por dia.

Tiago Ribeiro - Cirurgião Plástico especialista pelo Hospital Santa Marcelina, de São Paulo, Tiago André Ribeiro é graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Atende nas cidades de: Toledo e Marechal Cândido Rondon. Mais informações no site:www.clinicatiagoribeiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados