Pesquisar no Blog

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Micoses superficiais estão entre as doenças mais comuns do mundo




Causadas pela proliferação de fungos, esses tipo de infecção podem aparecer na pele, cabelos, unhas e mucosas
Estamos diariamente em contato com inúmeros tipos de fungos, invisíveis aos nossos olhos, e poucos sabem que alguns deles até convivem “pacificamente” conosco, mas a proliferação desses fungos podem causar doenças como as micoses superficiais ou tineas.
As micoses superficiais são doenças causadas por esses fungos, conhecidos como dermatófitos, que em condições favoráveis e ambientes queratinizados aproveitam-se de algumas partes do nosso corpo e se instalam. Essas infecções aparecem na pele, cabelos, unhas e mucosas.
Dr. Gabriel Sampaio, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica como é feito o diagnóstico dessas infecções.
“Essas micoses em geral dão coceira e podem ser descobertas através de um exame micológico direto e cultura, utilizando a raspagem de material em que está a lesão, assim conseguimos diferenciar o problema em relação a outras doenças e utilizar a forma correta de tratamento”.
Micoses no couro cabelo, pele, barba, mão, pé, entre as coxas, unha e a candidíase, que é uma infecção crônica ou aguda da pele e mucosa, são algumas das infecções mais comuns.
Segundo o especialista existem algumas prevenções e precauções para evitar as micoses.“É importante que as pessoas sempre enxuguem bem todos os locais com dobras no corpo, como os meios dos dedos, virilhas e etc. As pessoas precisam também estar atentas à esterilização de produtos ligados a manicure, como alicates, tesouras. E cuidado também com o compartilhamento de roupas e principalmente de toalhas”.
Em relação ao tratamento é feito de forma tópica ou em casos mais graves através de antifúngicos por via oral, sempre com orientação médica, comenta o Dr. Gabriel Sampaio.

Dr. Gabriel Sampaio - Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Associação Médica Brasileira, aperfeiçoamento em Dermatologia e Cirurgia Micrográfica no Hospital do Servidor Público Municipal, HSPM/SP. Especialização em dermatologia na University of Texas Health Science Center, Estados Unidos e aperfeiçoamento em plástica reconstrutora na Radboud Nijmegen Medical Centre, Holanda. Premiado em :1º. Lugar como Novos Talentos Cirúrgicos -Porto Alegre – RS ;1º Lugar Trabalho Científico Categoria Investigação - Acompanhamento a longo prazo de pacientes submetidos à cirurgia de paroníquia crônica pelo Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados