Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Dia da Proteção das Florestas




Apesar da data, celebrada nesta sexta-feira, dia 17, há pouco a se comemorar

O Brasil já perdeu 19% da Amazônia e quase 91% da Mata Atlântica. Mas o desmatamento ainda é permitido no País. No dia da proteção às florestas, celebrado amanhã, dia 17/07, o Greenpeace enumera uma série de pontos para pautar a mídia e lembrar que preservá-las não é uma opção, mas uma necessidade.  
Precisamos de florestas porque:
  • elas equilibram a temperatura mundial, evitando eventos extremos, como enchentes ou secas.
  • protegem nascentes e rios, aumentando a qualidade e a quantidade de água que consumimos.
  • são parte vital do ciclo da água, contribuindo para a formação de chuvas. Sem elas, a produção de alimentos ficaria comprometida.
  • as plantas transferem para a atmosfera quase 90% de toda a água evaporada nos continentes.
  • boa parte das chuvas que caem sob as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil vêm da Amazônia, através dos rios aéreos de vapor. Diariamente a Amazônia transfere 20 bilhões de toneladas de água vaporizada para a atmosfera, volume maior que o do rio Amazonas.
  • só uma árvore grande da floresta amazônica transpira cerca de 1000 litros de água por dia para a atmosfera, o suficiente para encher uma caixa d'água que abastece em média uma família de 6 pessoas.
  • as árvores absorvem cerca de 30% das emissões de carbono advindas de atividades humanas. (A Amazônia estoca 100 bilhões de toneladas de carbono - equivalente a 10 anos de emissão de combustíveis fósseis).
  • 50% dos medicamentos existentes foram extraídos de plantas.
  • A riqueza amazônica compreende aproximadamente 10% das plantas do planeta. São 40.000 espécies de plantas, é habitat de mais de 400 espécies de mamíferos, cerca de 1.300 espécies de aves e milhões de insetos.
  • Nos últimos 40 anos a Amazônia perdeu mais de 1 bilhão de árvores. Isso daria quase 3 milhões ao dia; mais de 120 mil por hora; mais de 2000 por minuto; e 34 por segundo! Enfileirados e considerando uma altura média de 15 m, os troncos destas árvores cobririam 635 milhões de km, ou quase 1.700 vezes a distância entre a Terra e a Lua.
  • 60% da área desmatada da Amazônia é ocupada por gado.
  • Restam apenas 8,5% de remanescentes florestais com mais de 100 hectares na Mata Atlântica.
O Greenpeace está na reta final para entregar o projeto de lei do Desmatamento Zero no Congresso Nacional, pela lei fica proibida a emissão de licenças para novos desmatamentos, já que a lei atual ainda permite desmatamento. A campanha já conta com 1.2 milhão de assinaturas e conta com a imprensa na divulgação do site que angaria assinaturas online: www.salveasflorestas.org.br.

No próximo dia 25/07, grupos espalhados pelo Brasil irão às ruas coletar assinaturas, na Mobilização Nacional pelo Desmatamento Zero.
 
Por um futuro com água, clima ameno e alimento para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados