Pesquisar no Blog

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Os preenchedores e seus riscos à saúde




 Dr José Neder Netto alerta sobre os cuidados com o hidrogel e outros preenchedores

Hidrogel 
 O hidrogel de poliamida (plástico), vendido no Brasil com o nome comercial de Aqualift, trata-se de uma substância composta por 98% de água e 2% de poliamida, uma molécula sintética, absorvível que fica no organismo por um período que vai de 1,5 a 2 anos, dependendo do local onde foi injetado e das características do paciente.
O previsto é que, depois desse tempo, o produto seja absorvido pelo próprio organismo e, caso o paciente queira queira aumentar o volume, é necessário fazer uma nova aplicação, o produto só é indicado em situações muito específicas e em pequenas quantidades afirma o Dr. José Neder Neto.

Seu custo é bem alto e não há estudos suficientes que garantam a segurança da técnica em longo prazo, por isso é necessário ter cautela na ingestão. 

PMMA 
Já o PMMA (polimetil-metacrilato) é um preenchedor definitivo à base de material acrílico (plástico), portanto não é indicado para grandes aplicações e trata-se de procedimento permanente. Este produto pode mudar de lugar, levando a deformações, além de provocar degeneração nas células do organismo.
O PMMA tem um custo bem menor  que o hidrogel, facilitando assim  o uso irregular por pessoas que não são médicas e nem têm habilitação para esse tipo de procedimento.
A lista de contraindicações é extensa e inclui pacientes com doenças inflamatórias ou infecciosas agudas e crônicas, doenças do tecido celular cutâneo e subcutâneo na área de aplicação ou problemas nos vasos sanguíneos no local da injeção, entre outras.
Cada vez mais os preenchedores são utilizados, mas deve-se tomar muito cuidado com o produto escolhido, pois pode haver possíveis complicações e até permanentes.
Outras técnicas como implante de silicone ou lipoescultura são mais indicadas para quem quer aumentar os glúteos, por serem consagradas e seguras se realizadas por profissionais bem preparados (Cirurgião Plástico- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), deste modo, o risco de complicações é menor.

Ácido Hialurônico
Outro preenchedor que também tem sido comercializado é o Ácido Hialuronico, é indicado para pequenos volumes, reabsorvível e biocompatível.
Trata-se de uma substância produzida pelo organismo humano, que tem uma enorme capacidade de reter a água nas células cutâneas, garantindo hidratação, o que a mantém lisa, elástica e bem hidratada, além disso, ela estimula a proliferação de células e de colágeno, favorecendo o rejuvenescimento.
Com o tempo a produção de AH no organismo diminui, comprometendo a hidratação dos tecidos e a sustentação da pele, o que favorece o aparecimento de rugas e ressecamento.
Surge então o ácido hialurônico sintético que é idêntico ao produzido pelo nosso corpo e vem sendo amplamente utilizado nos consultórios médicos para tratamento de rugas, vincos, lábios, sulco naso-labial, perda de volume facial, entre outros.
Assim como os demais preenchedores é importante que para efetuar este procedimento o paciente procure sempre por profissionais sérios, competentes e bem preparados como um cirurgião plástico- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) ou dermatologista, para que um preenchimento não lhe traga riscos a sua saúde.

Dr. José Neder Netto - Cirurgião Plástico e Membro Associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
CRM-SP 120985

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados