Pesquisar no Blog

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Gordura trans é apontada como a vilã do colesterol ruim




Depois de constatar cientificamente que o consumo de gordura trans eleva o nível do chamado colesterol ruim, a Administração de Remédios e Alimentos (FDA), dos Estados Unidos, determinou a retirada do mercado dos alimentos que possuem esse componente e o fim da venda do produto em até 3 anos.
Segundo a nutricionista Andrea Romero Latterza, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), os chamados ácidos graxos trans são oriundos dos óleos vegetais poli-insaturados que passam pela hidrogenação e este processo industrial transforma o óleo vegetal numa gordura sólida, que comumente chamamos de gordura vegetal hidrogenada. Esta forma sólida da gordura trans oferece estabilidade aos alimentos industrializados, aumentando suas vidas de prateleira e oferecendo crocância aos produtos.
Além do uso doméstico de gordura vegetal hidrogenada na culinária, a nutricionista explica que encontramos ácidos graxos trans também em diversos produtos alimentícios como biscoitos recheados e tipo waffer, pipoca de microondas, bolos industrializados, biscoitos salgados, sorvetes, macarrão instantâneo, produtos de panificação tipo croissant e batatas chips, dentre outros.
 De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o consumo desses ácidos está relacionado à alteração no perfil lípico (aumento de colesterol total e LDL e diminuição de HDL); está relacionado na diminuição de triglicérides e aumento de partículas de LDL pequenas e densas; está relacionado no aumento da sensibilidade insulínica, especialmente em indivíduos com predisposição a resistência insulínica, elevando risco para o desenvolvimento e/ou progressão de diabetes mellitus tipo 2; está relacionado ao aumento da inflamação e aumento de risco para doença cardiovascular.
A professora lembra que o consumo de ácidos graxos trans proveniente de produtos industrializados deve ser o mínimo possível, não ultrapassando 1% do valor calórico total da dieta, e ainda apresenta outros nomes da gordura trans encontrados nos rótulos dos alimentos industrializados. São eles:                        
·         Gordura hidrogenada
·         Gordura parcialmente hidrogenada
·         Gordura vegetal hidrogenada
·         Gordura vegetal parcialmente hidrogenada
·         Gordura parcialmente hidrogenada e/ou interesterificada
·         Gordura de soja parcialmente hidrogenada
·         Gordura hidrogenada de soja
·         Óleo vegetal parcialmente hidrogenado
·         Óleo vegetal hidrogenado
·         Óleo de milho hidrogenado
·         Óleo vegetal de algodão, soja e palma hidrogenado
·         Óleo vegetal líquido e hidrogenado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados