Pesquisar no Blog

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Festa junina também é época de tomar cuidados




Algumas orientações médicas, podem fazer toda a diferença em um acidente inesperado
            
Comidas típicas, dança, fogueira, e muita descontração e diversão, marcam o mês. Mas cuidado, onde há fumaça e fogos de artifício, há também irritação nos olhos, alergia respiratória e risco de queimaduras.Para não estragar a folia durante os festejos juninos, é essencial tomar alguns cuidados, principalmente com crianças e idosos. Os médicos do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), dão dicas de como agir em alguma situações.

Onde há fumaça também há irritação nos olhos

O contato com a fogueira pode ocasionar coceira e lacrimejamento dos olhos, além de ardência e desconforto – como se o organismo estivesse lutando contra e reagindo de maneira adversa. “Quando isso acontecer, os olhos devem ser lavados com água corrente ou com soro fisiológico gelado, a fim de aliviar a coceira e irritação”, orienta a oftalmologista do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Dra Renata Bekin. Segundo a médica, ter os olhos queimados ou cortados, e até mesmo a perda da visão, é um dos prováveis quadros para quem se acidenta com fogos de artifício ou mesmo com a brasa de uma fogueira.

Onde há fumaça há também risco de alergia respiratória

            A exposição a fumaça excessiva requer cuidados para prevenir problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos que possuem o sistema imunológico mais frágil.
        Segundo o pneumologista do HNSG, Dr. Jonas Reichert, o desconforto respiratório pode vir acompanhado de tosse, secreções, espirros, broncoespasmos, chiado no peito, entre outros sintomas. “ A liberação de partículas sólidas muito finas, produzidas pela queima da madeira, pode ocasionar diversos eventos alérgicos”, afirma.
        A otorrinolaringologista do HNSG, Dra. Jemima Hirata, destaca que a fumaça tem substâncias que irritam tanto a via respiratória superior quanto inferior. “O ideal é que pacientes que sabidamente já possuem problema como rinite, asma, laringite e conjuntivite, não tenham contato com fumaça, mas se não for possível, fiquem ficar distantes da fogueira, em ambiente bem ventilado, para que o contato seja o mínimo possível”, diz a otorrinolaringologista.

Onde há fumaça há também risco de queimaduras

        Manusear fogos de artifícios é muito comum no São João, mas também perigoso. Em um acidente como este, além da queimadura, pode ocorrer a laceração e a perda de tecidos associados à lesão. “É bastante comum nesse tipo de trauma, a amputação dos dedos e até da mão”, diz a dermatologista do HNSG, Dra. Isabela Fronza. Se isso ocorrer, a médica recomenda proteger a área queimada com um pano limpo, elevar o braço para diminuir a hemorragia e procurar imediatamente um serviço de urgência.
        No caso de queimaduras com não explosivos, a pessoa deve esfriar a área queimada com água gelada ou temperatura ambiente, evitando que o calor aprofunde a queimadura. Outro ponto importante é com relação a roupa. “Nunca deve-se tentar retirar a roupa da área queimada. Os tecidos sintéticos, como o náilon, grudam na pele e no tentar retirar pode piorar o quadro”, destaca a médica. Após esfriar a queimadura com água o indicado é também proteger a lesão com um pano limpo e dirigir-se a um hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados