Pesquisar no Blog

quinta-feira, 7 de maio de 2015

O desafio de ser mãe nos dias atuais





Se perguntarmos às mulheres o que gostariam de ganhar no Dia das Mães, a maioria responderia: ver os filhos felizes! Mas como obter este presente neste mundo de hoje que impacta a família?
Muitas tem a ilusão que se tivessem mais dinheiro, poder ou uma rede de relacionamento melhor,  realizariam esse sonho. Outras sabem que antes de pedir coisas materiais e sucesso humano, é preciso rezar pela salvação de seus filhos. E que alegria ao coração quando suas orações são atendidas, pois conseguem testemunhar a felicidade que só Deus pode dar.
Um dos desafios atuais é o consumismo que leva as mães a trabalharem muito para comprar presentes para compensar sua ausência no convívio familiar. E muitas descobrem como este “ouro” é falso, pois quando passa a alegria inicial que o brinquedo traz, a solidão volta ao coração dos filhos. Eles, ao longo da vida, recordam não dos presentes, mas da atenção que receberam. Que tal, no lugar de dar presentes que a traça corrói, rezar com os filhos antes de dormir, pois o carinho recebido e o amor de Deus o tempo não destrói. É a qualidade do tempo, que reforça os laços familiares!
Outro desafio é a crise de comunicação, as lacunas provocadas pelas gerações, pela mudança de época que coloca pais e filhos com visões diferentes sobre o mundo. As famílias estão vivendo uma crise de autoridade, uma grande dificuldade para colocar limites aos filhos.
Mais uma dificuldade que impacta a felicidade de nossos filhos é a tecnologia que individualiza os espaços e aprisiona as pessoas em seus equipamentos, gerando um sentimento de solidão apesar de estarem rodeadas de pessoas. O amor é o caminho que a bíblia nos ensina para derrubar essa barreira e retirar filhos e mães da solidão a dois ou com mais pessoas.
Na Bíblia, na Carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo nos ensina a amar e, entre outras condições, chama atenção para sermos pacientes e generosos. Que a oração neste dia das Mães seja para que o Senhor possa dar sabedoria e trazer de volta o bem que a Palavra de Deus ensina: alicerçado no amor ao próximo, na beleza que está espelhada na imagem e semelhança com Jesus e na verdade que não se compra na loja, mas seguindo os passos da família de Nazaré, onde com carinho e simplicidade se deu um relacionamento entre mãe e filho.
Feliz dia das Mães com o presente da felicidade verdadeira de nossos filhos!

Ângela Abdo - coordenadora do grupo de mães que oram pelos filhos da Paróquia São Camilo de Léllis (ES) e assessora no Estudo das Diretrizes para a RCC Nacional. É articulista do canal “Formação” do Portal Canção Nova (formacao.cancaonova.com) e autora do livro “Mães que oram pelos filhos” pela Editora Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados