Pesquisar no Blog

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Homens vão mais ao médico do que as mulheres quando o assunto é má digestão




  • Pesquisa mostra o comportamento de homens e mulheres que têm azia e má digestão frequentes.
Todos os entrevistados disseram apresentar esse tipo de problema pelo menos duas vezes por mês, mas apenas 7% buscam ajuda médica. 
Há quem diga que os homens vão menos ao médico do que as mulheres, mas os papeis se invertem quando o assunto é desconforto digestivo. Segundo pesquisa realizada pela marca Eparema, em parceria com a Associação Paulista de Fitoterapia, o sexo masculino procura mais ajuda de um especialista do que as mulheres para tratar a má digestão.
De todos os entrevistados homens, 39% afirmam que sofrem com esse tipo de problema todo mês, sendo que, entre as questões que envolvem a digestão, tais como azia, gases, barriga estufada, prisão de ventre e empachamento, consideram a má digestão como a mais presente.
“O estresse, a alimentação inadequada, os exageros na comida ou na bebida e a pouca mastigação são os principais motivos para um indivíduo apresentar distúrbios digestivos. Quando esses sintomas aparecem mais de três vezes ao mês é hora de buscar auxílio médico”, explica a nutricionista e especialista em fitoterapia Vanderlí Marchiori, vice-presidente da Associação Paulista de Fitoterapia.
A questão é que uma azia ou má digestão durante o dia pode afetar muito mais do que se imagina. Ainda, segundo a pesquisa, para os homens, os sintomas acabam impactando em 50% na rotina de trabalho.
E de que forma é possível prevenir a má digestão?
“Não tem segredo. Uma alimentação adequada aliada a uma vida equilibrada é a chave para ter um bom funcionamento digestório. Entretanto, reforço que isso também pode ser um sintoma de uma doença e, por isso, é preciso ter um olhar atento quanto à recorrência”, diz Vanderlí Marchiori. Ainda segundo a pesquisa, 90% dos homens acreditam que deveriam ter uma alimentação mais saudável. Em contrapartida, 45% afirmam que controlar o sal também é importante e 76% dizem que é necessário equilibrar a alimentação com todos os nutrientes necessários e respeitando as quantidades permitidas.
Principais resultados da pesquisa:
  • 68% dos participantes acreditam que o estresse é o principal causador dos problemas digestivos.
  • A maioria dos entrevistados declarou sofrer de azia, má digestão, gases, barriga estufada, prisão de ventre e empachamento pelo menos duas vezes ao mês.
  • Oito em cada dez pessoas se preocupam com a alimentação.
  • 47% não deixam de comer algo mesmo sabendo que poderá lhe fazer mal.
  • 60% têm sentimento de culpa pelo consumo excessivo, sendo que, deste total, 70% são mulheres.
  • Os sintomas da má digestão acabam impactando primeiramente na rotina de trabalho e, na sequência, nos momentos de lazer.
  • 90% disseram  que poderiam ter uma alimentação mais saudável, equilibrando todos os nutrientes necessários e respeitando as quantidades permitidas, além de trocar cardápios calóricos por opções mais leves.
  • Metade da amostra compra o medicamento que age contra os distúrbios digestivos antecipadamente, enquanto outros quase 40% compram apenas quando estão precisando.
  • Quase 90% acreditam que os medicamentos fitoterápicos podem ajudar nos problemas digestivos.
  • Apenas 7% disseram ir ao médico quando têm azia, má digestão, gases, barriga estufada, prisão de ventre e empachamento.
CRN: 3 – 3343
Sobre a pesquisa: “Má digestão: hábitos e comportamentos”
A pesquisa realizada pela marca Eparema, em parceria com a Associação Paulista de Fitoterapia, tem o objetivo de compreender os hábitos e comportamentos de quem sofre distúrbios digestivos. Foram realizadas 400 entrevistas com homens e mulheres de 18 a 50 anos durante os meses de abril e maio, pertencentes às classes A, B e C e residentes nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Sobre Eparema®:
Eparema® é um medicamento fitoterápico (medicamento composto de extratos vegetais) cujos benefícios vêm sendo transmitidos de geração para geração desde 1934. Produzido à base de extrato de boldo, cáscara sagrada e ruibarbo, elimina o desconforto causado pela digestão lenta e difícil e alivia a "sensação de peso" após a ingestão de alimentos gordurosos¹. Mais informações sobre a marca e seus produtos estão disponíveis no site: www.eparema.com.br
1.    Eparema® [Bula]. São Paulo: Takeda Pharma Ltda.
Eparema®
Peumus boldus Molina, Frangula purshiana (DC.), A.Gray e Rheum Palmatum L
(Boldo, Cáscara Sagrada e Ruibarbo)
EPAREMA® é indicado para os distúrbios do fígado e da digestão e para os casos de prisão de ventre leve. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. EPAREMA® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. Medicamento registrado com base no uso tradicional, não sendo recomendado seu uso por período prolongado.
Registro MS - 1.0639.0030 Maio/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados