Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Feira de confeitaria e festa começa nesta quinta-feira e até domingo promete atender o público interessado em degustar e aprender a fazer doces e decoração de festas






·       Artesanal Confeitaria & Festa acontece entre os dias 28 e 31 de maio, reunindo empresas de máquinas, acessórios e insumos, em geral, para os dois setores. Visitantes ainda podem fazer cursos e assistir a demonstrações

·       Haverá também um desafio, em que equipes de confeiteiros e decoradores mostram seus dotes participando de provas ao vivo, frente a frente com o público, que pode degustar e votar


 Nesta quinta-feira, 28 de maio começa a segunda edição da Artesanal Confeitaria & Festa, feira que promete aguçar o paladar e encher os olhos dos visitantes que forem ao Centro de Eventos São Luis, em São Paulo, para conhecer as novidades e técnicas da confeitaria e da decoração de festas. A feira vai até domingo e reúne representantes da indústria, como Anconna, Silhouette, Só Isopor e Fitas Progresso, do comércio, como Scrap Sampa e Toke Crie, confeiteiros e festeiros profissionais que vão dar cursos e vender suas delícias, como a Confeiteiras Arteiras e a Pronto Final e muitas outras atrações. Focada na capacitação de quem já trabalha com confeitaria e festa ou de quem pega no fuê ou na tesoura só por hobby, a Artesanal Confeitaria & Festa terá também um desafio, nos moldes dos reality shows de TV, em que quatro equipes  realizarão provas diárias e serão avaliadas pelo público e por um júri técnico.


Máquinas, fitas e insumos

No estande do  Clube de Artesanato/Fitas Progresso, o público  encontra  novidades em fitas têxteis da Fitas Progresso e ótimas ideias de como usar fitas para criar peças exclusivas ou dar um toque especial em diferentes produções.

Quem passar pelo espaço da Silhouette Brasil, tem a oportunidade de adquirir o modelo Silhoute Cameo, uma portátil e versátil ferramenta de corte eletrônico que funciona como uma impressora doméstica, porém ao invés de imprimir, usa uma pequena lâmina para cortar papel, cartolina, vinil, tecido e outros materiais de até 30 cm de largura e 3 metros de comprimento. A máquina estará à disposição em pronta entrega e com preços especiais.

Insumos como Glacê Real e açúcar impalpável estão no estande da Arcólor, que também oferece um portfólio com opções para decoração artística de bolos, como RendaFlex, massa para flores, imitação de tecidos e outros.


Doces e salgados para admirar e saborear

O Rei do Brigadeiro apresenta um cardápio de dar água na boca e que vai além do brasileiríssimo brigadeiro. Já a Que seja doce, apresenta gostosuras da tradicional pâtisserie francesa, como macarons e canelés e merengues ingleses.

As Confeiteiras Arteiras também participam da Artesanal Confeitaria & Festa com doces e salgados para saborear na hora e com ideias para inspirar os visitantes, como uma mesa temática de batizado.

Além desses e de outros confeitos para admirar, comprar e saborear, a feira tem também bolos cenográficos, como os exibidos pelo O Ateliê Criativo by Gi. São sugestões para aniversário, batizado e casamento.


Para quem quer aprender a arte da confeitaria

A agenda de cursos e workshops da Artesanal Confeitaria & festa é, literalmente, um prato cheio para quem quer aprender. Há opções para todos os gostos e bolsos.

A Arcólor, por exemplo, demonstra as principais tendências mundiais em Cake Design. As técnicas são apresentadas pelas cake designers Manuka e Adriana Maeda e incluem desde a confecção de renda de açúcar aos fuxicos até efeitos como o tridimensional e estampas de oncinha e zebra.

As Confeiteiras Arteiras começam a programação com um curso prático de rosas de brigadeiro. Nos outros dias há cursos demonstrativos de bolo lousa e de doces finos.

A chef pâtisserier Janaina Suconic ministra dois cursos: pão de mel gourmet e brownie; e tudo sobre a técnica Chalckboard, que tem conquistado cada vez mais fãs e que imita um quadro negro aplicado em bolos e doces.

As instrutoras da Cake & Scrap Brasil, Alessandra Chikami, Rita Macário, Ana Lúcia Teixeira e Kátia Oliveira, apresentam aulas demonstrativas de cupcakes.

Os cursos da Silhouette Brasil vão desde a confecção de letras em 3D, que vêm sendo cada vez mais usadas na decoração, até a apresentação de dicas para obter os melhores resultados com a máquina, que oferece a possibilidade de criar as mais diversas peças, como scrapbook, scrap festas, gravação em vidros, pintura em tecidos e até mesmo tatuagens temporárias. Os workshops são ministrados pelo team designers empresa, Grazi Machado (Toque de Art. Personalizados), Nilmara Quintela e Suzana Guimarães (Paper Design).

Já o chef confeiteiro Rodeny Neuri demonstra gratuitamente técnicas profissionais para corte, recheio, montagem, cobertura e decoração de bolos com creme de chantilly; como preparar marshmallow de limão, maracujá e morango; como o chocolate pode ser utilizando em festas; e como fazer um creme de limão e chantilly para rechear e cobrir cupcakes.


Na onda dos reality shows culinários, tem até desafio ao vivo

Quatro equipes compostas por um decorador, um assistente de decorador e quatro confeiteiros profissionais realizam provas diárias ao vivo e na frente dos visitantes da feira, baseadas em dois temas: chá de bebê e casamento. Ao final de cada dia e após degustar as guloseimas e apreciar as mesas decoradas, público e júri técnico dão notas para cada equipe, considerando fatores como sabor e consistência da massa à apresentação. No último dia da feira, é que o público vai conhecer os grandes vencedores dos dois temas.


 Artesanal Confeitaria & Festa
Data: 28 a 31 de maio de 2015
Local: Centro de Eventos São Luís
Endereço: Rua Luís Coelho, 323. São Paulo - SP
Horário: De quinta a sábado (28 a 30), das 13h às 20h e no domingo, 31, das 13h às 19h
Proibida a entrada de menores de 12 anos
Organização: WR São Paulo Feiras e Congressos
Ingresso: R$ 14,00 inteira e R$ 7,00 meia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados