Pesquisar no Blog

terça-feira, 12 de maio de 2015

Dr. Bactéria alerta sobre os cuidados da alimentação das gestantes




                                                                                                 
“A manipulação dos alimentos destinados a mulheres grávidas deve ser efetuada com uma série de cuidados e recomendações.Qualquer enfermidade em uma gestante pode afetar sua criança ao nascer, cujo sistema imune é também imaturo para desenvolver uma resistência adequada”, diz biomédico Roberto Martins Figueiredo, o dr. Bactéria.
Conselho para Mulheres Grávidas - Mais dicas
- NUNCA coma carne crua, como “bife tartar” (um prato de carne moida crua temperada), aves ou frutos do mar (especialmente ostras cruas e moluscos).

- NÃO COMA crua ou mal-passada ovos ou qualquer comida que os contenha como Caesar salada, musse, alguns pudins, sorvete caseiro e maionese caseira.

- NÃO BEBA leite cru ou não pasteurizado, ou comidas feitas com leite cru.

- NÃO COMA queijos suaves como, Brie, Camembert, Queijo Branco Fresco, Ricota, iogurte caseiro.

 - EVITE alimentos tipo “delicatessen” e reaqueça completamente carnes do almoço e
salsichas.

- Tenha certeza que o alimento está bem cozido com nenhuma área rosa em hambúrgueres, carne, aves ou frutos do mar. O peixe deve ser adequadamente cozido.

 - Antes de comer recheios dentro de aves inteiras, esteja certo que a temperatura alcançou  na cocção,  740C.

Cozinhe Completamente:
Use um termômetro para estar certo que os alimentos alcançaram 720C para eliminar alguma bactéria presente. Aves inteiras devem alcançar 820C;  peitos, 770C. Para carnes e aves, não devem apresentar nenhuma  cor e sucos rosas, a cor correta devia correr clara. Os ovos deviam ser bem cozidos, tanto a gema quanto a clara e esta deve se apresentar branca.


Manipulação de comida segura:

- COMPRAS. Não compre vasilhas ou jarras de vidro com dentes, rachaduras ou tampas estufadas. Isto pode ser um sinal que o alimento contém microorganismos prejudiciais.

 - ARMAZENAMENTO FRIO. Escolha os alimentos perecíveis como última compra antes da saída do supermercado. Vá diretamente para casa e refrigere ou congele o alimento imediatamente. Utilize um termômetro para estar certo que os equipamentos se encontram nas temperaturas corretas,  refrigerador  (40C) e congelador (-170C) mantenha os alimentos em temperatura segura.
- Estocar enlatados em local fresco, seco, para uso dentro de um ano.  Nunca estocar sobre o fogão, debaixo da pia ou em uma garagem  úmida ou porão.

- DESCONGELAMENTO. Não descongele alimentos na pia ou balcões.  A bactéria multiplica depressa em temperatura ambiente.
Descongele os alimentos  na geladeira ou no microondas somente pouco antes de cozinhar.

- PREPARAÇÃO de COMIDA. Mantenha as áreas do trabalho limpas. Lave as mãos, utensílios e placas de corte com água morna, saponáceo antes e depois de preparar alimentos ou manipular carnes ou aves cruas.

As placas de corte, tanto de plástico como de madeira, devem ser sanitizadas com uma solução de 1 de colher de chá de alvejante a base de cloro por litro de água.

ÁREA DE SERVIÇO E MANIPULAÇÃO.

“NUNCA deixe alimentos a temperatura ambiente por mais de duas horas. Divida os alimentos em recipientes rasos para rápido resfriamento na geladeira. Refrigere prontamente. Para bufês, mantenham alimentos frios, frios, e alimentos quentes, quentes e tudo limpo”!


Listeria monocytogenes
Esta bactéria causadora de Doenças Veiculadas por Alimentos (DVA) pode causar aborto ou enfermidades em recém-nascidos.
Listeria já foi encontrada em leite não pasteurizado, queijos macios, cachorro quente (salsicha), carnes de refeições e manteiga.
Para controlar Listeria, refrigere qualquer alimento perecível
Não compre ou use alimentos com data de validade vencida.
Evite carnes cruas ou semi-cruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados