Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Instituto de Cardiologia promove Dia do Coração Fetal


Gestantes poderão realizar gratuitamente exame de ecocardiografia fetal
O Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul promove no dia 09 de maio (sábado) mais um “Dia F - Dia do Coração Fetal”, ação que avalia gratuitamente a saúde do coração do bebê em gestantes a partir do 5º mês de gravidez. O evento acontece das 8h às 18h, na sede da instituição.
Sob a coordenação do Dr. Paulo Zielinsky, uma equipe multidisciplinar realizará os exames de ecocardiografia fetal e dará dicas e instruções às gestantes para proteger o coração do bebê, incluindo orientações nutricionais e psicológicas. Os casos que apresentarem alterações serão encaminhados para acompanhamento contínuo da Unidade de Cardiologia Fetal do hospital.
Em 2014, foram realizados 305 atendimentos gratuitos durante a atividade. O exame é realizado a partir do 5º mês de gestação em razão de, nessa etapa da gravidez, o feto estar no tamanho adequado para gerar imagens que facilitem o diagnóstico.
O ecocardiograma fetal é recomendado não apenas para as gestantes com fatores de risco (diabete materna, álcool, drogas na gestação, tabagismo, tabagismo e presença de outras anormalidades no feto). Segundo o Dr. Zielinsky, 90% de todas as anormalidades cardíacas ocorrem em gestações sem fatores de risco. As principais anormalidades são as cardiopatias congênitas e alterações do músculo e do ritmo cardíaco.


Evento: "Dia F – Dia do Coração Fetal"
Data: 09 de maio de 2015 (sábado)
Hora: 8h às 18h
Local: Instituto de Cardiologia
Endereço: Avenida Princesa Isabel, 395 – Bairro Santana, Porto Alegre
Contato: (51)3211.0727 e (51) 95508614
Fonte: Fernanda Dreier

Um comentário:

Posts mais acessados