Pesquisar no Blog

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Dieta sem excesso de carboidratos é mais indicada para o Carnaval




Hidratação é fundamental para evitar efeitos da ingestão de bebidas alcoólicas
 Uma dieta leve e sem excesso de carboidratos é a mais recomendada para os dias de Carnaval, segundo os especialistas da Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN. Os carboidratos simples podem atrapalhar a diversão, causar mal estar e problemas de saúde, pois são transformados rapidamente em glicose no nosso organismo, e fazem com que o corpo sinta fome novamente em um curto intervalo de tempo.  “Depois que a glicose entra na célula, ocorre uma diminuição da glicose sanguínea o que induz fome e esse mecanismo perpetua-se em um circulo vicioso”, explica a Dra. Socorro Giorelli, médica nutróloga e diretora da ABRAN.
Para ter pique e aguentar os cinco dias de folia, é preciso seguir a risca uma alimentação saudável. As refeições ricas em gorduras, inclusive a tentadora e tradicional feijoada, também devem ser evitadas, pois podem causar uma sensação de letargia e moleza depois de ingeridas.
“O ideal é se alimentar com frequência, com refeições leves, sem excessivas quantidades de refrigerantes e doces. As frutas são boas opções, pois, além de fornecerem energia, ajudam na hidratação do corpo”, explica a Dra. Socorro.
Outro ponto importante é o consumo de proteínas, principalmente as que provêm de carnes magras como os peixes, pois apresentam baixo teor de gordura saturada e são ótimas fontes de ômega-3, que ajuda a melhorar a imunidade.
As pessoas que seguem uma dieta rigorosa com restrição alimentar devem ter mais cuidado e consultar o médico para receber indicações individualizadas. “Nesta época é comum perder bastante líquido e gastar mais energia do que o normal por causa da alta temperatura e da movimentação nos bailes e avenidas sambando. É essencial manter o corpo hidratado e com energia extra”, lembra a médica nutróloga.

Calor e sol fortes merecem atenção redobrada
O calor e sol fortes merecem atenção especial dos foliões, que devem se preocupar, em primeiro lugar, com a hidratação. A ingestão mínima recomendada é de 3 litros de água por dia. Os sucos naturais de frutas cítricas como limão, abacaxi e laranja possuem vitamina C e aumentam a energia para os dias de festa.
“Quando sentimos sede, na verdade, nosso organismo já está desidratado. Não devemos esperar nosso corpo pedir para ingerir líquidos. Devemos ter em mente a necessidade de beber água com regularidade e abundância suficientes para manter o corpo hidratado nas 24 horas, durante os dias de folia”, ressalta Dra. Socorro.

Bebida alcoólica desidrata
Quem ingere bebidas alcoólicas precisa ter ainda mais cuidado com a hidratação. A água é fundamental para prevenir ressacas ou outros efeitos adversos. Beber álcool depois de longos períodos sem alimentação costuma causar mal estar e desmaios. “O álcool pode induzir baixa de glicose sanguínea e causar desfechos desagradáveis e muitas vezes trágicos. A alimentação adequada e a hidratação correta ajudam a evitar esses sintomas, além de prevenirem a dor de cabeça no dia seguinte”, alerta a médica nutróloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados