Pesquisar no Blog

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Risco de contrair dengue é maior nessa época de chuvas e calor, alerta Iamspe




Especialista afirma que prevenção ainda é o melhor remédio 

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz um alerta para as altas temperaturas e as chuvas fortes, cenário perfeito para o mosquito da dengue se reproduzir, pois as fêmeas procuram locais quentes e úmidos para eclosão dos ovos.

O inseto é característico de áreas urbanas com grande população, até porque é nesse ambiente que o mosquito encontra seus criadouros em recipientes onde se acumulam água limpa, como vasos de plantas, cisternas, garrafas pet, bebedouros de animais, pneus, caixas d’agua, calhas entupidas, entre outros.
Para evitar esta situação, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do mosquito transmissor, durante todo o ano, a partir de ações preventivas de eliminação de focos, como manter recipientes fechados com tampas, evitar vasilhas ou similares que retenham água.

“O agente etiológico da dengue é um vírus RNA, arbovírus do gênero Flavivirus. É transmitido pela picada dos mosquitos do gênero Aedes. A espécie A. aegypti é a mais importante na transmissão da doença e também pode ser transmissora do vírus da febre amarela urbana e do vírus chikungunya”, explica o médico do Programa Prevenir Iamspe Dr. Milton Morales Filho, especialista em Medicina Preventiva e Social.

Ao contrário do mosquito comum, que se alimenta somente durante a noite, o Aedes aegypti age durante o dia e a noite. Tem como característica listras bancas e pretas no dorso, pernas e cabeça. O médico lembra que, até o ano de 2013, são conhecidos quatro sorotipos da doença: DENV 1, DENV 2, DENV 3 e DENV 4.

A imunidade é permanente para um mesmo sorotipo (homóloga). Entretanto, a imunidade cruzada (heteróloga) é temporária por dois a três meses. Logo, se a pessoa for contaminada por outro tipo após esse período, terá adquirido novamente a doença por outro sorotipo.

Ele acrescenta que, embora a maioria dos pacientes se recupere sem complicações, uma pequena parte progride para doença grave com choque, com ou sem hemorragia, podendo evoluir para o óbito. O período de incubação até o início dos sintomas varia de 4 a 10 dias.

Sintomas da doença

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39 a 40°C) de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, mialgia, artralgia, prostração, dor retro-orbital (olhos), erupções na pele. Falta de apetite, náuseas e vômitos também são comuns. Nessa fase inicial da doença, pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris.

“O tratamento deve ser principalmente a hidratação adequada. Devem ser levados em consideração os sinais e sintomas apresentados pelo paciente para decidir condutas, bem como o reconhecimento precoce dos sinais de alarme, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosa ou outra hemorragia, aumento progressivo do hematócrito, queda abrupta das plaquetas, entre outros”, afirma o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados