Pesquisar no Blog

domingo, 18 de janeiro de 2015

PREVENÇÃO É A MELHOR FORMA DE EVITAR O CÂNCER DA PELE




Com a chegada dos dias ensolarados do verão e do período de férias, aumenta a frequência e o número de pessoas que aproveitam a praia e piscina. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que aproximadamente 182 mil novos casos de câncer da pele não melanoma sejam registrados no Brasil em 2014 Nos Estados Unidos, a Academia Americana de Dermatologia estima que haja dois milhões de casos novos.
Diante deste cenário, o Núcleo Avançado de Câncer de Pele do Hospital Sírio-Libanês alerta sobre a importância da prevenção da doença. Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez maior no nosso planeta devido à diminuição da camada de ozônio, as pessoas precisam se proteger da exposição solar. Indivíduos com pele, cabelos e olhos claros, aqueles com sardas, os ruivos e pessoas com histórico familiar de câncer são os que apresentam mais riscos de desenvolvimento de câncer da pele.
O autoexame também é fundamental na prevenção da doença. Por isso, os profissionais do Núcleo Avançado de Câncer de Pele do HSL dão uma dica muito simples: examinar o próprio corpo e ficar atento à regra ABCD+E, que tem por objetivo facilitar a avaliação visual de lesões de pele e pintas e identificar eventuais sinais de câncer da pele. Com este método, devem ser verificadas as pintas que apresentam uma ou mais das características abaixo: 
A – Assimetria: uma metade da pinta não se parece com a outra. A pinta benigna geralmente é simétrica.
B – Borda: irregular, mal definida;
C- Cor: Vários tons de cor em uma mesma pinta. A lesão benigna geralmente tem apenas uma cor;
D –  Diâmetro: Pintas benignas geralmente medem menos que seis milímetros;
E – Evolução: Modificação das características da pinta ao longo do tempo.
A Dra. Cristina Abdalla, médica coordenadora do Núcleo Avançado de Câncer da Pele do HSL, alerta sobre a importância de evitar a exposição excessiva ao sol. “Muita gente pensa que o uso do protetor solar é suficiente para evitar problemas. No entanto, a principal recomendação é evitar a exposição aos raios ultravioleta excessiva e principalmente entre 10h e 16h. O uso do protetor solar é importante sempre, mas não se esqueça de evitar a exposição direta ao sol, usando chapéu, óculos, roupas protetoras e procurar a sombra de uma árvore ou guarda sol”, afirma a especialista.
A médica também recomenda que a aplicação do protetor solar deve ser feita a cada duas horas e ele  deve ser reaplicado sempre após o banho de mar ou piscina, mesmo em caso de protetores resistentes à água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados