Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O que aposentados e pensionistas do INSS precisam saber sobre empréstimo consignado




Modalidade de empréstimo pessoal com desconto direto na folha de pagamento, o crédito consignado é uma das opções mais seguras para o banco e, por isso, costuma ter taxas de juros menores do que o crédito pessoal convencional. Para aposentados e pensionistas do INSS os juros caem ainda mais e, atualmente, o prazo máximo do contrato é de 72 meses.
Mas antes da contratação do empréstimo, os aposentados e pensionistas do INSS devem tomar alguns cuidados para evitar fraudes e golpes. O CEO do MoneyGuru, Stanlei Bellan, dá algumas dicas para evitar esses problemas. "Antes de contratar o serviço é preciso pesquisar quais os bancos e financeiras são credenciados ao INSS e o empréstimo deve ser feito no estado em que o aposentado ou pensionista reside ou recebe o benefício", explica Stanlei.
No total, 47 instituições bancárias estão autorizadas a conceder esse tipo de crédito e cada uma pratica uma taxa de juros - que pode ser conferida no site do Banco Central. Vale lembrar que os juros dessa lista variam, então nem sempre o banco com a taxa mais alta em janeiro, por exemplo, terá a mesma taxa em fevereiro.
Após pesquisar e definir qual instituição financeira será contratada, o aposentado deve tomar cuidado com seus dados pessoais e desconfiar de pedidos de assinatura em documentos em branco. Desconfie também de propagandas que oferecem créditos consignados com taxa zero. Caso aconteça, guarde o material publicitário para cobrar essas condições.
As instituições devem informar previamente ao beneficiário o total a ser financiado, a taxa mensal e anual de juros, o valor, número e periodicidade das prestações assim como a soma total a ser paga pelo empréstimo. Nesse meio tempo, a prática da venda casada também pode entrar em jogo, mas de acordo com o Código de Defesa do Consumidor não é necessário adquirir outro produto ou serviço da instituição que está concedendo o empréstimo.
"É importante saber também que é vedada a contratação desse tipo de serviço por telefone assim como a cobrança de qualquer taxa de abertura de crédito ou outros impostos. Para contratar o serviço, o beneficiário deve apresentar documento com foto e CPF e exigir uma segunda via do contrato e guardá-lo até o fim do pagamento das parcelas", explica Bellan.
Além disso, é recomendado que o aposentado contrate o serviço em seu nome e nunca no de terceiros, mesmo que familiares. Isso porque caso esse alguém não arque com as despesas, os gastos poderão atrapalhar o orçamento do próprio aposentado - as contratações não podem ultrapassar 30% da renda.
Caso haja algum problema com a aquisição do crédito é possível registrar uma reclamação no INSS, através do site da Previdência Social ou pela Central de Atendimento 135. Também é possível recorrer ao Banco Central ou instituições de defesa do consumidor como a PROTESTE e o PROCON.

MoneyGuru - moneyguru.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados