Pesquisar no Blog

sábado, 24 de janeiro de 2015

Escolha os melhores esportes e atividades físicas para praticar no verão




O calor deixa as pessoas mais indispostas e, para muitos, fica difícil sair de casa para se exercitar. A dica do personal trainer, Marcos Soares, consultor da Netfarma, é escolher o exercício certo. Só assim é possível manter a boa forma e ainda relaxar.

As altas temperaturas chegaram para mexer com a rotina de muita gente, principalmente, com aqueles que adoram movimento. Para manter ou chegar ao condicionamento físico ideal é preciso driblar a fadiga provocada pelo calor e aproveitar a temporada das atividades ao ar livre. As opções são muitas e pra todos os gostos. “Com um pouco de programação e o esporte certo, ainda dá pra entrar em forma e curtir o verão”, afirma Marcos Soares, personal trainer consultor da Netfarma (www.netfarma.com.br).

Na Praia – Quem vai viajar ou já vive em cidades litorâneas pode se exercitar na praia e aliar diversão à queima de calorias. Jogar uma hora de frescobol, por exemplo, pode queimar cerca de 800 calorias. “É um exercício cardiovascular que exige força nas articulações e trabalha pernas, braços, ombros e tronco”, completa Soares. Apenas 60 minutos de surf podem eliminar aproximadamente 600 calorias, além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória, o equilíbrio e a resistência. O vôlei de praia e o futebol também são boas alternativas e desenvolvem os reflexos, a concentração, a flexibilidade, a coordenação motora e a força. “O importante é não ficar parado, seja fazendo uma simples caminhada na areia ou uma atividade diferente dentro d'água, como o stand up paddle ou o próprio nado”, diz o especialista.

Na Água - Para fugir do calor, vale ainda recorrer a esportes e exercícios aquáticos em clubes e academias. Além de ser refrescante, a atividade física na água é uma excelente opção para quem tem problemas nas articulações, já que o impacto é bem menor. Das tradicionais natação e hidroginástica, às novas modalidades oferecidas em alguns estabelecimentos, como o aquarunning (caminhada e corrida na água), o hidrospinning (os alunos pedalam uma bicicleta especial dentro da piscina) e o hidroboxing (lembra o aeroboxe, o aluno exercita socos, chutes e deslocamentos), a escolha é sempre garantia de diversão e traz muitos benefícios para a saúde.

No Parques – Áreas verdes e arejadas como parques e praças também despontam como boas alternativas para a prática de exercícios nos dias quentes. As atividades mais comuns são o cooper, a caminhada e o ciclismo, mas, alguns lugares possuem quadras poliesportivas, campos de futebol, aparelhos de  ginástica e pistas de skate e patins que abrem portas pra vários tipos de esportistas. Se você tem uma “pegada mais zen”, pode procurar também grupos de yoga ou tai chi chuan, e se curte  artes marciais ou capoeira, há ainda equipes que aproveitam a sombra das árvores para treinar.

Prepare-se – O verão pede cuidados básicos antes de entrar em movimento:
  • Prefira o início da manhã, o final da tarde e a noite para exercitar-se.
  • Use protetor solar a cada 2 horas.
  • Escolha roupas leves.
  • Beba bastante água.
“Se a pessoa escolher uma atividade mais intensa, também é muito importante que ela faça um exame médico prévio para saber se está apta para aquele exercício, assim ela evita problemas posteriores, como lesões que podem virar uma dor de cabeça”, alerta Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados