Pesquisar no Blog

domingo, 18 de janeiro de 2015

Conheça a vacina contra o Herpes Zoster, doença que acomete pessoas com mais de 50 anos




Vírus afeta um quarto dos indivíduos com mais de 50 anos que já tiveram catapora na infância
Conhecida popularmente como “cobreiro”, o herpes zoster é uma doença que acomete principalmente os idosos, causada pela reativação do vírus da varicela, também conhecida como catapora.
 “Quando o indivíduo contrai catapora, mesmo depois da doença ser curada, ele permanece com o vírus latente dentro de seus gânglios, bloqueado por seu sistema imune. Quando este indivíduo envelhece ou contrai doenças que causam queda severa de imunidade, o vírus passa a atingir a região próxima a estes gânglios que armazenaram o vírus”, explica Dr. Ricardo Cunha, responsável pelo setor de vacinas do Delboni Medicina Diagnóstica.
Segundo o especialista, a doença é conhecida como cobreiro porque o vírus toma o trajeto do nervo, formando um caminho de feridas pelo corpo do paciente. “Por se localizar próximo ao nervo, o herpes zoster é extremamente doloroso e causa muito sofrimento a milhões de pessoas em todo mundo”.
A vacina contra o herpes zoster está disponível somente na rede particular e é recomendada para pessoas com mais de 50 anos. Denominada Zostavax®, a vacina é ministrada em dose única e pode ser aplicada juntamente com a vacina contra a gripe, “A Zostavax aumenta a imunidade celular, reduzindo a incidência, a gravidade e as complicações da doença, que causa dor extrema aos pacientes”, afirma Dr. Cunha.
O médico lembra que 95% dos adultos atualmente já contraíram o vírus da varicela, e cerca de um quarto das pessoas com mais de 50 anos em todo o mundo desenvolverão o herpes zoster.

Delboni Medicina Diagnóstica: www.delboniauriemo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados