Pesquisar no Blog

sábado, 24 de janeiro de 2015

Aparelhos dentários falsos e piercing viram moda entre os adolescentes




Facilmente encontrados pelas ruas das grandes cidades e pela internet os elásticos coloridos têm se tornado uma dor de cabeça para os profissionais da área da saúde.
O Ortodontista e vice presidente da Uniodonto de SP – Dr. Eduardo Ulian, faz um alerta, ele comenta que em casos mais severos o uso do piercing pode evoluir para um câncer bucal e no caso de uso irregular de aparelhos o usuário pode perder os dentes.
O Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) tenta coibir o comércio ilegal, com várias blitze e apreensões do falso material.

Curiosidades:

Piercing na cavidade bucal. 
É qualquer tipo de piercing que pode ser colocado na língua, nos lábios ou nas bochechas. Os piercings colocados na orelha e nariz não envolvem riscos tão grandes quanto aqueles colocados na boca (língua, lábio, bochechas). 
São inúmeros os riscos e efeitos colaterais que um piercing oral oferece. São eles:
- infecção: a boca tem milhões de bactérias que podem causar uma infecção após a colocação do piercing;
- sangramento prolongado: caso um vaso seja perfurado ou rompido durante a colocação;
- dor e inchaço: são sintomas comuns após a instalação do piercing. Em casos mais sérios, se a língua inchar demais, pode fechar a passagem de ar e dificultar a respiração;
- dentes quebrados: este tipo de trauma é comum para quem usa piercing oral;
- ferimentos na bochecha, gengiva e língua: traumas constantes podem evoluir para lesões cancerígenas;
- doenças transmissíveis pelo sangue: o piercing oral foi identificado pelo Instituto Nacional de Saúde como possível foco de transmissão de hepatite B, C e D;
- endocardite: a ferida causada pela perfuração dá às bactérias da boca, principalmente a streptococus mutans, a oportunidade de entrar na corrente sanguínea e atingir a musculatura cardíaca;
- interferência com as funções bucais: os piercings orais dificultam a mastigação e a dicção
Conclui-se que, devido aos riscos envolvidos, mesmo depois que a ferida cicatrize, a melhor coisa é não fazer um piercing oral. Caso você opte por usar, não deixe de consultar um dentista periodicamente

 Aparelho ortodôntico irregular
 Os jovens que aderem a essa moda para “dar destaque ao sorriso”, não imaginam o risco que estão correndo. A aplicação e uso de aparelhos ortodônticos sem acompanhamento de um ortodontista pode causar problemas de mastigação, reação alérgica, perda óssea, movimentos dentários desnecessários e até mesmo a perda dos dentes.
Os elásticos, fios e brackets, são vendidos livremente nas ruas e nas redes sociais como acessórios de moda. Os danos podem ser irreversíveis ou de difícil reparação. Os jovens que colocam os acessórios por conta própria, ou que mantém o aparelho após um tratamento para personalizá-lo, correm o risco de desenvolver cáries e comprometer a saúde bucal.
Esses “acessórios” não tem procedência, não existe biossegurança. 
Só quem pode indicar o uso de aparelho ortodôntico é o dentista. E quem usa aparelho sabe que é preciso ter alguns cuidados especiais com os dentes para não ter problemas futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados