Pesquisar no Blog

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

24/01: Aposentados vão às ruas por respeito e dignidade




O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, ligado à central Força Sindical, realizará dia 24 de janeiro - Dia Nacional do Aposentado, das 9 às 13 horas, em frente à sede (Rua do Carmo, 171, Centro, São Paulo/SP) um grande ato para reafirmar as lutas da categoria.
O Sindicato Nacional dos Aposentados intensificará as ações para que o governo estabeleça uma política de aumento real aos benefícios com valores acima do salário mínimo; para que seja aprovado o direito à desaposentação, mecanismo de compensação àqueles que se aposentam e continuam contribuindo; pela extinção do Fator Previdenciário, mecanismo que retrai em até 40% os ganhos dos trabalhadores no momento de sua aposentadoria; pela isenção do Imposto de Renda aos idosos; pela manutenção da política de recuperação do salário mínimo; por políticas para as mulheres acima de 50 anos; dentre outras bandeiras de luta.
DIREITOS – Outra luta do Sindnapi é para que os direitos dos idosos sejam aplicados e respeitados na sociedade. O Estatuto do Idoso, criado em 2003, representou avanços para os milhões de aposentados brasileiros, no entanto, ainda há um distanciamento entre a teoria e a prática. “Por mais absurdo que possa parecer grande parte de nossas reivindicações já existem como leis, mas não existem de fato, na prática”, ressaltou Carlos Ortiz, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2020, a população brasileira será formada por 15% de idosos, aproximadamente 32 milhões. No mundo, conforme apontou estudo da Organização Mundial da Saúde, os idosos acima de 60 anos já correspondem a 12% da população mundial e estima-se que até 2050 formem um grupo com 2 bilhões de pessoas. “Não dá mais para conviver com o preconceito dos poderes públicos, em que o idoso é visto como um peso para o Estado”, ressaltou João Inocentini, presidente licenciado do Sindnapi.
LAZER E LUTA – O evento do Sindicato Nacional dos Aposentados conciliará as reivindicações de luta da categoria com momentos de lazer e descontração. Quem participar poderá assistir a atrações musicais, sorteios de brindes e viagens. “É um dia de comemoração, celebração, mas também um ato político contra tanto descaso com aqueles que contribuíram uma vida toda para a formação deste país”, destacou Hélio Peninha Herrera Garcia, presidente do Sindnapi no Estado de São Paulo. 



Sindicato Nacional dos Aposentados
Rua do Carmo ,171
São Paulo, Centro-SP
(11)3293-7500

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados