Pesquisar no Blog

segunda-feira, 25 de agosto de 2014


Dia Nacional de Combate ao Fumo

 Pneumologistas prestam atendimento gratuito à população no metrô Brás pela luta contra os prejuízos do cigarro

Em 27 de agosto de 2014, na Estação Brás da linha vermelha do metrô, em São Paulo, das 9h às 16h, a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) realizará uma prestação de serviços à população em prol da conscientização sobre os malefícios causados pelo cigarro. Em uma tenda, os pneumologistas distribuirão materiais de esclarecimento, além de aplicar questionário de dependência da nicotina e realizar exames de espirometria.
“Sabemos hoje que o tabagismo tem uma prevalência de 15,4% entre os jovens e adultos acima de 15 anos da população brasileira. É uma incidência alta, que trabalhamos para reverter, especialmente por considerar os riscos relacionados ao cigarro, que responde por cerca de 200 mil mortes anuais no Brasil”, explica dr. Oliver Augusto Nascimento, presidente da SPPT.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é uma das principais causas de morte evitável no mundo; é responsável por várias doenças como as cardiovasculares, respiratórias obstrutivas crônicas, infecções respiratórias, cânceres, úlceras, impotência sexual e complicações na gravidez.
 A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é causada pelo cigarro em 90% dos casos. O seu diagnóstico é feito por meio da espirometria, exame que mede a função pulmonar. Levando em conta que aproximadamente seis milhões de pessoas no Brasil são portadores desta doença, até 88% deles não recebem o diagnóstico, muitas vezes por falta de espirômetro disponível em alguns serviços de saúde.
 “O acesso ao diagnóstico ainda é defasado, por isso a demanda reprimida é muito alta. Tentando superar essa desigualdade, vamos oferecer a espirometria gratuitamente para aqueles que preencherem o questionário e os resultados indiquem grandes chances de possuir a DPOC”, destaca dr. Oliver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados