Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de agosto de 2014


Confira os impactos do tabaco na saúde de fumantes e não fumantes

Riscos do tabagismo são reforçados por especialistas no Dia Nacional do Combate ao Fumo 

No próximo dia 29, no Dia Nacional do Combate ao Fumo, especialistas em saúde aproveitam a data para alertar a população para os riscos do tabagismo. De acordo com dados recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 6 milhões de pessoas são vítimas da substância, sendo que 600 mil delas são fumantes passivos. “As substâncias presentes nos derivados do tabaco são diretamente responsáveis por aproximadamente 50 doenças”, revela a pneumologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Tânia Pereira Ignacio. 

Entre elas estão enfisema pulmonar, problemas cardiovasculares e inúmeros tipos de câncer. São mais de 4.700 componentes tóxicos como o monóxido de carbono (mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis) e a nicotina (droga psicoativa responsável pela dependência física) que também causam infertilidade, halitose e envelhecimento precoce da pele. Em gestantes, o fumo é responsável por abortos múltiplos e episódios de hemorragia, além de problemas na placenta e nascimentos prematuros. O cigarro ainda está relacionado a uma taxa elevada de morte fetal e de recém-nascidos. 

A médica também analisa os problemas que os indivíduos não fumantes enfrentam. Fumantes passivos têm um risco 30% maior de desenvolverem câncer de pulmão e 24% maior de episódios de infarto do coração. Crianças que convivem diretamente com fumantes têm, em maior frequência, doenças respiratórias como asma, bronquite, rinite alérgica e pneumonias. Em bebês, o fumo passivo ainda eleva o risco de morte súbita. “Fumantes passivos também sofrem os efeitos imediatos da chamada poluição tabagística, entre eles irritação nos olhos, cefaleia e aumento de problemas alérgicos, principalmente das vias respiratórias”, afirma a especialista. 

Mas quem deseja se livrar do problema tem algumas sugestões à disposição. Além de buscar ajuda para conscientização dos perigos do tabagismo e adotar novas práticas de comportamento, o indivíduo pode contar medicamentos que contribuem para minimizar os sintomas da síndrome de abstinência da nicotina. Os esquemas terapêuticos podem ser adotados isoladamente ou em combinação. No entanto, antes de adotar qualquer medida, é recomendável acompanhamento médico. 

 

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, zona sul de São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados