Pesquisar no Blog

terça-feira, 8 de julho de 2014


OS TRÊS MELHORES AMIGOS DA SUA VIDA FINANCEIRA

Aline Rabelo, coordenadora do Investmania, fala sobre quais amigos são fundamentais na hora de organizar as suas finanças e investir

No dia 20 de julho, celebramos o Dia do Amigo e o Dia Internacional da Amizade. Mais um momento especial para estar perto dos amigos, colocar a conversa em dia e se divertir. Na nossa vida pessoal contamos com amigos para os mais diferentes momentos. Sejam alegres ou tristes, sempre os teremos ao nosso lado. E na nossa vida financeira, quem são os nossos verdadeiros amigos? Aqueles que podem nos aconselhar com competência e clareza, evitando que percamos as rédeas de nosso orçamento doméstico?

Aline Rabelo, coordenadora do Investmania, aponta agora os três melhores amigos daqueles que desejam fugir do vermelho e ainda formar uma reserva para o futuro.

 

- AUTOCONHECIMENTO

Neste cenário, o primeiro e o principal amigo está dentro de cada um de nós. Para que possamos tomar boas decisões, independentemente da esfera da vida, é essencial uma boa dose de autoconhecimento. O que realmente desejamos, quais os melhores caminhos a seguir, o que esperamos para o futuro... Esta auto-análise é imprescindível, principalmente quando falamos de dinheiro. E na hora de investir, é ainda mais necessário conhecer profundamente o nosso perfil, objetivos e se temos resiliência a riscos. “Estas características serão os fatores balizadores, que ajudarão a definir qual a melhor modalidade de investimento para cada fase da vida”, explica Aline.

E na hora de gastar, autoconhecimento também é tudo. “Se você é do tipo consumista, o autoconhecimento o afastará dos shoppings e do cartão de crédito, principalmente quando o orçamento estiver já apertado, pense nisso!”, alerta.

 

- PROFISSIONAIS DE MERCADO

Quando falamos em investimento, uma indicação de um amigo ou familiar pode não ser a melhor opção. “Os investimentos devem ser pautados em profundo conhecimento e racionalidade. Neste caso, analistas e profissionais do mercado são os mais preparados para sinalizar as boas oportunidades de negócios, de acordo com cada cenário, perfil e objetivo do investidor”, afirma.  “Buscar uma instituição financeira idônea e transparente também é essencial. Afinal, confiaremos a ela as nossas suadas economias, não é verdade?”, lembra Aline.

Já para quem está devendo, a coordenadora do Investmania aconselha o diálogo com o credor. “O credor não é um inimigo mortal, apenas está em uma posição que não lhe resta alternativa além de cobrar o devedor. Procure-o e mostre-se aberto para uma composição da dívida. Quem sabe, após quitá-la, ele não possa voltar a ser um facilitador em necessidades futuras de crédito?”, destaca.

 

- INTERNET E VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO

A informação é um dos pilares mais importantes para quem deseja conquistar a tão almejada saúde financeira. Nesse sentido, a internet e os veículos de comunicação são fontes excelentes de dados e notícias, que impactam diretamente na performance do mercado de capitais. “No Investmania, rede social desenvolvida para investidores, por exemplo, além de se manter 100% informado sobre tudo o que acontece no mercado, o participante pode interagir com outros usuários, especialistas e companhias de capital aberto, e também obter em primeira mão análises e relatórios super qualificados”, finaliza Aline.

 

Investmania - www.investmania.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados