Pesquisar no Blog

domingo, 1 de junho de 2014


Ruídos durante os jogos e comemorações na Copa do Mundo são prejudiciais aos ouvidos

 

O som dos apitos dos juízes, as vuvuzelas ou cornetas, os gritos da torcida, os fogos de artifícios das comemorações são alguns dos sons que podem prejudicar os ouvidos, portanto, a especialista Dra. Tanit Ganz Sanchez alerta: "é preciso redobrar os cuidados e procurar ajuda médica assim que sentir qualquer alteração nos ouvidos".


Além das fortes emoções, os jogos da Copa do Mundo trazem muito ruído para a vida dos torcedores: os apitos dos juízes, a gritaria desenfreada após cada gol, os fogos de artifício e o próprio volume mais alto da televisão e do rádio. Nesse contexto, dentro e fora dos estádios, nossos ouvidos são expostos a barulhos muito acima do tolerável.

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) indica que o ouvido humano tolera bem os sons de até 85 decibéis – porém, os torcedores estão expostos a sons bem mais altos que o recomendado. Segundo a otorrinolaringologista Tanit Ganz Sanchez, esse volume pode alcançar120 decibéis, o que corresponde ao barulho de uma turbina de um avião. “Apesar do prazer e das emoções, essa exposição pode provocar o zumbido no ouvido, que pode ser temporário ou definitivo, alem de perda auditiva” complementa a especialistaque é presidente da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido – APIDIZ e do Instituto Ganz Sanchez de tratamento e pesquisa do Zumbido.

O zumbido é mais comum do que se pensa. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sugerem que o sintoma atinge cerca de 278 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a estimativa é de que 28 milhões de pessoas sofram com o sintoma por causas diversas, seja pela exposição a sons altos, erros alimentares, efeito colateral de remédios ou outros fatores.  “O zumbido é sinal de alerta de problemas auditivos. Por mais que todo mundo tenha medo de ter uma perda de audição, o zumbido é muito mais comum e pode aparecer antes, levantando a suspeita precoce de que os ouvidos são sensíveis a barulhos. Por isso, ao menor sinal do sintoma, o ideal é procurar ajuda médica especializada para que o problema possa ser revertido o quanto antes.”

Para evitar que ocorram novos casos de lesões permanentes no ouvido nos jogos da Copa, é preciso que torcedor preste atenção e tome medidas preventivas:

- Ficar a uma distância segura da fonte sonora. Em geral, cerca de 10 metros, mas dentro do estádo é muito difícil controlar isso.

- Usar protetores auriculares de boa qualidade o tempo todo. Tapar os ouvidos com as mãos que ou colocar apenas algodão no canal não costuma ser suficiente para diminuir o impacto do som aos ouvidos.

- Atentar-se ao tempo de exposição ao som alto e aos intervalos. O ideal é fazer uma pausa de 10 minutos para cada uma hora de exposição aos barulhos.  

- A ingestão de bebidas alcoólicas, comidas gordurosas ou doces em excesso pode aumentar o risco dos barulhos estragarem os ouvidos e causarem zumbido. Portanto, é preciso atenção também ao que se é consumido.

Profa  Dra. Tanit Ganz Sanchez, Otorrinolaringologista com doutorado e livre-docência pela FMUSP, Diretora-Presidente do Instituto Ganz Sanchez e Presidente da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido – APIDIZ. Assumiu a “missão” de desvendar os mistérios do zumbido e é pioneira nas pesquisas no Brasil, sendo reconhecida por sua didática, objetividade e compartilhamento aberto de ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados